ACREAOVIVO - Governo do Acre anuncia fim da assistência aos imigrantes haitianos

Não suportando mais o ônus dessa solidariedade, o Governo do Acre anunciou na tarde desta sexta-feira, 17/04, o fim da assistência por parte do Estado, transferindo para a União

ACREAOVIVO - Governo do Acre anuncia fim da assistência aos imigrantes haitianos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo do Acre prestou assistência aos imigrantes haitianos que ingressaram aos milhares ao Brasil, via Acre, nos últimos 4 anos e meio.

Inicialmente os imigrantes eram recepcionados em abrigo na cidade de Brasiléia, na fronteira com a Bolívia, que tornou-se insalubre pela superlotação, mas há quase dois anos que o abrigo foi transferido para a capital Rio Branco, onde o Governo do Estado alugou um espaço de eventos para acomodar centenas de haitianos simultaneamente.

Além da hospedagem, o Governo fornece café da manhã, almoço e jantar, assistência de saúde, social e forneceu por um período passagens terrestre para São Paulo e sul do país.
Tudo isso, entretanto, representa um custo altíssimo para os combalidos cofres estaduais, já que convênio com o Governo Federal não cobria a integralidade dos gastos.
Não suportando mais o ônus dessa solidariedade, o Governo do Acre anunciou na tarde desta sexta-feira, 17/04, o fim da assistência por parte do Estado, transferindo para a União. “O governador Tião Viana já comunicou ao Governo Federal o fim da assistência, através de contato com autoridades federais que enviará uma missão que se reunirá com a equipe técnica do nosso governo para trabalharmos a transição que será feita com maturidade e responsabilidade. O fato é que não mais assumiremos essa assistência”, declarou Nilson Mourão, secretário de estado de Justiça.

 

Segundo o Governo do Acre, a medida se fez necessária a partir do momento em que o Estado não tem mais capacidade de administrar a questão, chegando ao limite das ações e acumulando dívidas de quase R$ 3 milhões.
De 2010 a março de 2015, 35.938 estrangeiros chegaram de forma ilegal ao Brasil pela fronteira do Peru com o Acre. Só do Haiti vieram 32.783 pessoas, mas também são registrados imigrantes do Senegal, República Dominicana, Colômbia, Gâmbia, Gana, Bahamas, República de Camarões, Equador, Serra Leoa, Cuba, Mauritânia e Nigéria. Durante todo esse tempo, o governo do Acre tem oferecido alimentação três vezes por dia, abrigo, atendimento de saúde, cooperação para documentação oficial e deslocamento para os grandes centros, e até intercedeu em contratações para trabalho.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS