O curso teve início nesta terça-feira (14) e segue até quinta-feira, nos períodos matutino e vespertino.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o objetivo de oferecer assessoria técnica aos professores de matemática e português, que trabalham com alunos surdos nas turmas regulares, a Coordenadoria Regional Educação (CRE) de Cacoal levou para o município uma equipe composta por quatro profissionais do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), do Rio de Janeiro.
De acordo com a coordenadora da Educação Especial da CRE de Cacoal, Marinalva Alves Martiniano, o objetivo é formar os professores de língua portuguesa e matemática, orientando-os sobre como é o aprender do surdo em uma sala inclusiva e como trabalhar com estes alunos. “Você não precisa saber libras para ensinar um aluno surdo. Você precisa conhecer o perfil dele, saber como ele aprende e como ele entende o conteúdo”, disse.
Além de ser voltado para professores estaduais de Cacoal, Ministro Andreazza e Espigão D’Oeste, a CRE oportunizou também aos profissionais da rede municipal e servidores da Universidade Federal de Rondônia, Unesc e acadêmicos da Facimed a busca de novos conhecimentos.
Para a intérprete e professora de libras da instituição de ensino superior Unesc, de Cacoal, esta é uma grande oportunidade. “Este tipo de curso é de suma importância, principalmente aqui para a nossa região. Serve para nos aprimorarmos na área de libras, mas principalmente no trato com o aluno”.
De acordo com o professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos, Aytel Fonseca, este curso é tido como uma assessoria técnica. “Estamos aqui para dar dicas, discutir como trabalhar o conteúdo com os alunos surdos inseridos na educação regular. Queremos discutir as dificuldades encaradas pelos professores e buscar soluções para facilitar e melhorar o trabalho destes profissionais”.
O curso teve início nesta terça-feira (14) e segue até quinta-feira, nos períodos matutino e vespertino.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!