A Polícia Militar vem intensificando a fiscalização de trânsito através de blitz na cidade de Ouro Preto do Oeste visando coibir, entre outras irregularidades, que motociclistas conduzam seus veículos sem o uso do capacete e da CNH.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Polícia Militar vem intensificando a fiscalização de trânsito através de blitz na cidade de Ouro Preto do Oeste visando coibir, entre outras irregularidades, que motociclistas conduzam seus veículos sem o uso do capacete e da Carteira Nacional de Habilitação – CNH. Estas ações também buscam diminuir o índice de furtos e roubos que vem ocorrendo no município.
As blitzen que se iniciaram no dia 10 deste mês (abril) virou rotina no dia a dia dos motoristas e serão realizadas periodicamente em pontos estratégicos da cidade e horários alternados. Além da fiscalização de trânsito, os policiais buscam com esta medida coibir a prática de furtos e roubos, uma vez que estas ações serão feitas tanto durante o dia quanto à noite.
Trânsito
A fiscalização no trânsito iniciou-se, segundo o comandante da 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo de Ouro Preto do Oeste, tenente PM Bruno Costa, após ser constatado um acréscimo no número de acidentes de trânsito envolvendo condutores sem o uso do capacete e, em vários casos, até mesmo sem estarem devidamente habilitados.
“O motociclista está muito vulnerável a se envolver em acidente de trânsito e, não estando com o capacete, coloca sua vida em risco. Por este motivo, passamos a realizar este trabalho de fiscalização no trânsito de nosso município”, explica Bruno.
O comandante destacou ainda sua preocupação quanto à questão dos condutores de motocicletas estarem dirigindo sem possuírem a habilitação. O tenente lembrou que, em uma das vezes que participou de uma dessas blitzen, abordou cinco motociclistas sem capacete e destes, três não possuíam a CNH.
Criminalidade
Essas ações também têm o intuito de diminuir o índice de crime na cidade, já que estas blitzen também serão realizadas no período noturno, horário em que ocorre o maior número de furtos e roubos. Ao procederem as abordagens, os policiais irão verificar a procedência dos veículos e a situação criminal do condutor junto aos sistemas do INFOSEG, BNMP e DENATRAN.
INFOSEG é uma rede composta por 460 órgãos dos três poderes que viabiliza a integração de dados sobre segurança pública, justiça e fiscalização em todo o território nacional e Mercosul.
BNMP - Banco Nacional de Mandados de Prisão. Este sistema tem a finalidade de registrar todos os mandatos de prisão e determina aos juízes competentes o imediato registro nesse banco de dados.
DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito. Este departamento possui a atribuição de supervisionar e coordenar os órgãos responsáveis pelo controle e fiscalização da execução da Política Nacional de Trânsito.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!