Governador alerta os produtores rurais para cadastramento

Em entrevista no final de semana para a imprensa de Ariquemes, o governador Confúcio Moura falou sobre a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para os produtores rurais.

Governador alerta os produtores rurais para cadastramento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em entrevista no final de semana para a imprensa de Ariquemes, o governador Confúcio Moura falou sobre a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para os produtores

rurais. O governador lembrou aos produtores rurais que o prazo para o cadastramento Ambiental Rural termina no mês de maio e todos – proprietários de chácaras, sítios, terras em assentamentos; médios ou grandes fazendeiros; colonos de toda natureza -, devem realizá-lo, de acordo com a Lei e o Código Florestal.

Confúcio explicou que aquele que não se cadastrar, não poderá renovar empréstimos ou contrair empréstimos bancários, citando por exemplo o Banco da Amazônia, e ficará impedido de comercializar madeira ou fazer um tanque de peixe, pois não conseguirá a licença ambiental de qualquer natureza. “Você terá um prejuízo enorme. Será uma terra inútil”, alertou.

Quanto aos produtores que não fizeram o cadastro, por receio de expor a situação de sua terra ao governo, com medo de fiscalização, Confúcio disse para ficarem tranquilos. Ele comparou o CAR com a declaração de Imposto de Renda, que é feito anualmente pelos cidadãos, declarando os bens e ou isenção.

“Se você não fizer a declaração de renda, será multado. Assim também funciona o CAR, o produtor tem que declarar o que tem em seu lote”, ressaltou o governador, informando aos produtores que a Emater e prefeitura estão a disposição para eventuais esclarecimentos.

De acordo com o governador Confúcio Moura, hoje o Estado tem 44 mil propriedades no CAR, mas a meta alcançar 120 mil propriedades.

DESTAQUE

Na comparação entre as cinco regiões do país, Rondônia se destaca como o estado que mais avançou no Cadastramento Ambiental Rural (CAR), com 62,31% das propriedades já cadastradas. O anuncio foi feito em fevereiro deste ano pelo Ministério da Agricultura, em reunião com representantes de órgãos federais e estaduais do meio ambiente, em Brasília.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS