Assembleia Legislativa aprova nova fonte de recursos para Fundo Especial de Aparelhamento da Defensoria Pública

Assembleia Legislativa aprova nova fonte de recursos para Fundo Especial de Aparelhamento da Defensoria Pública

Assembleia Legislativa aprova nova fonte de recursos para Fundo Especial de Aparelhamento da Defensoria Pública

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais uma conquista para a Defensoria Pública do Estado.

Na manhã desta quarta-feira (8), foi aprovado em Plenário, da Assembleia Legislativa do Estado, o projeto de lei 21/2015, de autoria do Poder Executivo, que tem o objetivo de instituir uma fonte nova de receita para o Fundo Especial de Aparelhamento da Defensoria Pública. Seria acrescido, como já ocorre em diversos Estados do país, um percentual ao valor das custas e emolumentos dos cartórios extrajudiciais a ser destinado para o Fundo.

A votação no plenário foi unanime e contou com a participação de vários membros da diretoria da Amdepro e da Defensoria Pública. O deputado Marcelino Tenório, que preside a Comissão de Constituição e Justiça, reafirmou o compromisso com a Defensoria Pública e reconheceu a essencialidade dos trabalhos prestados. “A falta de estrutura é um mal a ser combatido”, declarou.

O deputado Leo Moraes, disse que os deputados entenderam que a Defensoria Pública padece de uma precariedade muito grande, no que diz respeito a material, fisicamente e inclusive de defensores para atender e suprir as demandas de toda a população. “Afinal a Defensoria Pública faz o trabalho mais nobre e belo de todos que é de fato atender a quem mais precisa”. Leo Moraes destacou também que todas as tratativas e discussões nas quais a Defensoria Pública esteja inserida, irão sempre defender com unhas e dentes, porque vemos que é de interesse direto do povo.

Para o presidente da Amdepro, André Vilas Boas, o projeto aprovado vai proporcionar que os serviços da Defensoria Pública sejam prestados de forma melhor e mais digna para o cidadão. Ressaltou que essa nova fonte ajudará a otimizar o tempo de resposta à demanda apresentada pelo assistido. “Essa vitória é uma conquista do cidadão vulnerável de Rondônia e consolida a Amdepro como entidade que, além da defesa dos seus membros, atua na busca incessante da emancipação social dos desfavorecidos”, destacou.

Histórico

A Amdepro se empenha na efetivação deste projeto desde março de 2014. Até a apresentação do projeto na Assembleia Legislativa, de iniciativa do governo, foram necessárias muitas reuniões e análises.

Numa destas reuniões foi possível constatar o interesse da Procuradoria Geral do Estado de caminhar juntamente com a Defensoria Pública nesta empreitada. Por isso o projeto apresentado trata conjuntamente do fundo da Defensoria e da Procuradoria, o que demandou um grande esforço dos envolvidos para a consolidação do texto base a ser enviado para a Mesa de Negociação Permanente, criada pelo Poder Executivo.

No dia 03 de março deste ano foi apresentado o projeto para a Assembleia Legislativa e lá recebeu o número 021/2015. Durante seu tramitar, o projeto recebeu parecer favorável à unanimidade das Comissões de Constituição e Justiça e Redação e Comissão de finanças, Economia, Tributação e Orçamento.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS