Programação intensifica o combate à tuberculose

Programação intensifica o combate à tuberculose

Programação intensifica o combate à tuberculose

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Palestras, capacitação de profissionais, ações educativas com a comunidade, entre outras atividades que despertem a população no combate e tratamento da tuberculose são realizadas até esta sexta-feira (27), em Guajará-Mirim. A programação faz parte da Semana de Intensificação de Combate a Tuberculose, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado na terça-feira (24).

De acordo com a enfermeira Zylka Sampaio Duran, Coordenadora geral do Programa da Tuberculose no município a programação é gratuita e ocorre nas Unidades Municipais de Saúde (UMS) e são realizadas pelas equipe do Programa Saúde da Família (PSF).

 Cronograma das ações:

Palestras nas escolas estaduais: de Ensino Médio Rocha Leal, Paulo Saldanha, Irmã Maria Celeste e Alkindar Brasil de Arouca.

04/03 – Participação semana da Mulher-Cras

05/03 – 3°Dia Especial sobre Saúde da Mulher Rural 2015-Emater-Ro.

23/03 – Ação Social no Centro de Saúde Irmã Maria Agostinho, com palestra, entrega de panfletos e realização de testes rápido;

24/03 – Dia DPit Stop na Praça Jorge Teixeira. Avenida15 de Novembro;

25/03 – Conscientização no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Casas Lotéricas e entrega de panfletos;

26/03 – Conscientização no Hospital Regional e entrega de panfletos;

27/03 – Conscientização no Porto e entrega de panfletos

A tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil. O agravo atinge a todos os grupos etários, com maior predomínio nos indivíduos economicamente ativos (15-54 anos). Doença infecciosa atinge principalmente o pulmão, transmitida pelo microorganismo chamado Bacilo de Koch. Os pacientes com tuberculose apresentam comprometimento do estado geral, febre baixa vespertina, sudorese noturna, e inapetência e emagrecimento. Quando a doença atinge os pulmões o indivíduo pode apresentar dor torácica e tosse inicialmente seca; e quando produtiva acompanhada ou não de escarro hemoptóicos.

A transmissão se dá de pessoa a pessoa, principalmente do ar, a fala, o espirro, tosse de um doente bacilífero lança no ar as gotículas, contendo o bacilo.

O período de Incubação se dá após a infecção pelo M. tuberculosis, transcorrem, em média, 4 a 12 semanas para detecção das lesões primárias. A maioria dos casos novos de doença pulmonar ocorre em torno de 12 meses após infecção inicial.

A transmissão será enquanto o doente estiver eliminando bacilos e não houver tratamento. Com o início do esquema terapêutico a transmissão é reduzida, gradativamente. As crianças geralmente não são infectantes.

A família do doente deverá comparecer a unidade de saúde mais próxima de sua casa para fazer os exames, pois a tuberculose é uma doença contagiosa.

O diagnóstico é clínico, baseado nos sintomas e história epidemiológica e laboratorial, exames bacteriológicos.

O tratamento deve ser feito em regime ambulatorial, supervisionado, no serviço de saúde mais próximo à sua residência.

Para se prevenir da tuberculose, devemos ter uma alimentação saudável, moradia adequada, saneamento básico e educação de boa qualidade. Pois a tuberculose tem cura, se, o paciente comparecer em regularmente aomédico, e tomar a medicação na hora certa e principalmente interromper o tratamento

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS