Produtores recebem maquinários agrícolas do governo de RO

Vinte e umas associações de produtores rurais da grande região da Vale do Jamari receberam...

Produtores recebem maquinários agrícolas do governo de RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Vinte e umas associações de produtores rurais da grande região da Vale do Jamari receberam, no sábado (14), maquinários agrícolas, para implementar ainda mais a

produção no campo. A cerimônia de entrega aconteceu na sede do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), em Ariquemes. Ao todo o governo do Estado entregou 39 máquinas para 21 associações de produtores rurais da grande região; equipamentos adquiridos com a emenda parlamentar do deputado estadual, Adelino Follador, no valor de R$ 240 mil.

A secretaria adjunta da secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Mary Teresinha Braganhol, disse que o governo do Estado tem dado celeridade aos processos de aquisição de maquinários. “Foram menos de 60 dias para a aquisição desses equipamentos, considerando o período de liberação da emenda até a compra”, afirmou.

O deputado Adelino Follador também ressaltou a importância de oferecer condições de trabalho para o pequeno produtor, aquele que trabalha em regime familiar. “O produtor deve ter meios mais modernos para trabalhar no campo e o associativismo possibilita isso, essas máquinas vão beneficiar centenas de famílias de produtores na grande região de Ariquemes”, destacou o parlamentar.

João Odenildo Miranda, José Roberto de Almeida e Obenildo da Silva, produtores associados à Asprozero – Associação de Produtores do Marco Zero do município de Buritis – foram contemplados com uma máquina de gradear a terra. Eles disseram que o equipamento irá auxiliar os produtores a prepararem a terra para o plantio. Além de agilizar o processo, é a tecnologia chegando ao homem do campo, e isto representa mais qualidade de vida e maior produtividade.

O governador Confúcio Moura disse aos produtores a importância de se ter um deputado na região, “E aqui vocês tem três parlamentares – Alex Redano, Saulo Moreira e Adelino Follador – que vêm zelando pela região”, ressaltou o governador, destacando que irá recuperar as principais estradas do Estado, aquelas que são eixos para garantir o escoamento da produção agrícola e também afirmou que irá ajudar os municípios pequenos, aqueles que não têm maquinários para manter as estradas em condições de trafegabilidade.

Confúcio também falou que, desde o início de seu primeiro mandato, vem substituindo as pontes de madeira por pontes de concreto, trabalho que terá continuidade, pois o objetivo é fazer uma obra definitiva. O governador também pediu aos produtores que preservem as nascentes em suas propriedades. “Façam uma cerca ao redor da área onde existe a nascente, para que a água volte a minar, pois muitas nascentes estão secando”, alertou. 

O plantio de cinco milhões de mudas de castanha, para incentivar o consórcio de castanhais com outras culturas, também foi lembrado pelo governador Confúcio Moura. Ele destacou a produção de calcário em Rondônia, onde a fábrica de calcário de Pimenta Bueno deve aumentar a produção chegando a 600 toneladas até o final do ano. “Uma empresa particular de calcário também está sendo construída em Rondônia, em breve estaremos produzindo um milhão de toneladas por ano, em cinco anos vamos dobrar a riqueza do Estado”, afirmou o governador.

A meta do governo do Estado é aumentar a produção de café, “No início do meu governo a produção era de 700 mil sacas de café, esse ano a produção é de 1.700 milhão sacas, até o final do mandato chegaremos a 4 milhões de sacas”. Cada produtor deve cultivar entre um e dois hectares de café clonal, que produz em dois anos e produz em média 120 sacas por hectare, contra 20 sacas do café comum. “Em Buritis temos bons resultados, desse projeto”, ressaltou.

O Estado irá trabalhar para aumentar a produção de leite, o caminho é o melhoramento genético dos animais. O governador Confúcio Moura também anunciou a aquisição de 10 carretas bi trem, que ficará a disposição das secretarias regionais para atender os produtores no transporte gratuitos de calcário.Parte superior do formulário

 

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS