Monumento histórico será restaurado e instalado na Avenida Jorge Teixeira

A prefeitura através da Fundação Cultural tem projeto para recuperar outros monumentos históricos, a exemplo da escultura (em aço) de um indígena instalada na BR-364 sentido Cuiabá...

Monumento histórico será restaurado e instalado na Avenida Jorge Teixeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

   O presidente da Fundação Cultural da prefeitura de Porto Velho, Marcos Nobre Júnior, disse na tarde desta quarta-feira (25), que ao contrário do que foi divulgado por alguns setores da imprensa local, não há nenhum descaso com o monumento histórico deixado no canteiro da Avenida Jorge Teixeira, próximo da Pinheiro Machado.



   Nobre informa que a peça histórica foi retirada da rotatória existente nas confluências da Avenida Costa e Silva com Lauro Sodré porque a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) vai instalar um semáforo naquele cruzamento, devido ao grande índice de acidentes. “Por sugestão do próprio autor da obra, o artista Júlio Carvalho, ela foi deixada no local onde será reinstalada”, completou.

Segundo Nobre, por ser um patrimônio antigo, o monumento já se encontra bastante frágil e ficar transportando de um lado para outro só iria comprometê-lo ainda mais. “Foi então que acatamos a orientação do Júlio Carvalho para deixá-lo no local onde será restaurado e reinstalado”, explicou. Ele garante que a restauração iniciará dentro de 15 dias, tão logo o processo para execução do serviço seja analisado pela Procuradoria Geral do Município (PGM).

  Marcos Nobre falou, ainda, que a prefeitura através da Fundação Cultural tem projeto para recuperar outros monumentos históricos, a exemplo da escultura (em aço) de um indígena instalada na BR-364 sentido Cuiabá, próximo a entrada do bairro Ulysses Guimarães, e o Mural dos Pioneiros, retirado do Trevo do Roque para a construção do viaduto, dentre outras peças que fazem parte do acervo histórico da cidade.

Estrada de Ferro

    Aproveitando a ocasião, Nobre adiantou que as peças do acervo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que se encontram expostas no pátio do “prédio do relógio” começarão a ser retiradas no próximo dia três de março. O transporte até um galpão na Rua Benedito Inocêncio, bairro Lagoinha, setor Leste de Porto Velho, será feito pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva. Posteriormente, serão levadas para outro galpão e revitalizadas. “Esse transporte já deveria ter sido feito, mas ocorreu um imprevisto”, declarou.

Semáforo

    O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Carlos Gutemberg, informou que o semáforo a ser instalado na Avenida Costa e Silva com Lauro Sodré (de onde foi retirado o monumento histórico) já foi comprado pelo proprietário de um grande hotel construído nas proximidades, como mitigação pelo impacto que o empreendimento causou no trânsito daquela área da cidade.
    De acordo com Gutemberg, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) aguarda somente passar o período de chuvas para retirar a rotatória e fazer a pavimentação, o que vai possibilitar a instalação da sinalização semafórica, pintura de faixas e placas indicativas. O secretário destaca que a população terá dois ganhos importantes: mais segurança no trânsito e a restauração de uma peça histórica.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS