Projeto de vereador dará o fim de cachorros na ruas de Vilhena
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A morte de um policial militar em Pimenta Bueno ocorrida na semana passada em virtude de acidente de trânsito provocado por um cão à solta na rua será utilizada pelo vereador vilhenense Célio Batista na elaboração de justificativa ao projeto que seu gabinete pretende apresentar ao plenário do Parlamento no sentido de estabelecer normas para acabar com este problema em Vilhena. A cidade está repleta de animais domésticos perambulando em vias públicas, sendo potenciais vetores de fatalidades como a ocorrida no município vizinho, e já tendo resultado em acidentes de trânsito de menor conseqüência, mas nem por isso de acentuada gravidade. Célio avalia que já está na hora do Município intervir na questão de maneira adequada a fim de mudar este panorama.
Os estudos iniciais do caso revelam que o problema decorre em maior parte em função da conduta de humanos e não dos animais. Isto porque a aparência da maioria dos bichos que estão na rua permite concluir que não estão abandonados, mas sim à solta porque os donos permitem que isto aconteça. “Temos que criar mecanismos que deixem clara a responsabilidade cabível ao proprietário do animal em casos de incidentes, não apenas no trânsito, mas também em situações de ataque a que se deparar com um cão feroz, por exemplo”, explica.
A iniciativa parlamentar que Batista elabora vai compreender a adoção de campanhas de esclarecimento à comunidade, adoção de meios a fim de cadastrar os animais com fins de identificação de seus donos e endereço no qual habita, assim como a ativação de Centro de Zoonoses dotado de estrutura que permita o recolhimento e depósito de animais à solta para encaminhamento ao proprietário ou adoção caso não tenham dono.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!