Aluna da Porto/FGV apresenta artigo em congresso da Eslováquia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Cintia Kuriyama apresentará artigo desmembrado do seu TCC durante o IX Congresso Internacional em Educação em Engenharia e Computação, que será realizado em maio de 2015
Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Sistemas de Informação com um toque de Administração. Foi assim que Cintia Kuriyama, acadêmica na Faculdade Porto/FGV em Porto Velho, resumiu a sua monografia intitulada “A inópia da netnografia como alvitrar estratégico ao Marketing”.
Cintia Kuriyama explica que a inópia seria a ausência da netnografia, que por sua vez é o estudo das culturas e comunidades online. Ou seja, é uma supressão para a ferramenta do Marketing com base na análise do ambiente, onde mapeia o que as pessoas estão falando nas redes sociais, desde suas citações, como agem e do que gostam.
De acordo com as pesquisas usadas por Cintia no TCC, existem no mundo 2 bilhões de usuários na internet, sendo que 300 milhões participam de pelo menos uma rede social e 63 milhões fazem compras online. O Brasil possui usuários que chegam a navegar na rede mundial de computadores cerca de 60 horas por mês.
A estudante destaca que o foco do seu trabalho é mostrar como o data mining, popularmente conhecido como a mineração de dados e extração de informações em bases de dados, pode ajudar empresas a alavancar suas vendas. Para ela o rastreamento de hashtags pode ser utilizado como ferramenta de busca e extração de informação de ambientes virtuais, como durante um jogo de futebol em que os usuários das redes sociais estão comentando e uma empresa pode interagir com eles.
“Hoje em dia quem não está na rede social está perdendo alguma coisa. E as empresas também ingressaram nas plataformas como meio de atingir o seu público-alvo. É nessa alinha que a netnografia atua”, comenta a acadêmica.
A pesquisa de Cintia revela que o data mining ajuda o comércio a extrair informações relevantes. “Dentro dessas informações o pesquisador vai apontar o direcionamento para a criação de novos produtos e serviços com base nos dados colhidos no ambiente virtual”, resume.
Sobre o congresso
Cintia Kuriyama representará a Faculdade Porto/FGV e o Estado de Rondônia em maio de 2015 no IX Congresso Internacional em Educação em Engenharia e Computação (ICECE) que será realizado em Žilina, a metrópole do Noroeste da Eslováquia.
A acadêmica está empolgada com a sua participação no congresso. “O artigo foi aceito em novembro e agora fico ainda mais feliz por ter tido o TCC, que deu origem a tudo, aprovado pela banca de Sistemas de Informação”, afirma.
A coordenadora do curso de SI da Faculdade Porto/FGV, Renata Luz, que também é orientadora de Cintia comemora o ineditismo do feito. “Esta é uma oportunidade ímpar para a computação em Rondônia. Temos uma aluna representando o Estado em um congresso internacional tão importante para a nossa área”, destaca.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!