Com isso, a expectativa é de que o teatro poderá receber espetáculos pagos somente a partir de janeiro de 2015.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Teatro Estadual Palácio das Artes, de Porto Velho, está perfeitamente apto a receber espetáculos, desde que não haja a cobrança de ingressos. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (01) pela superintendente da Secretaria Estadual de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), Eluane Martins, e faz parte de uma determinação imposta pelo Ministério Público do Estado.
“Na semana passada, tivemos uma reunião convocada pela promotora de Justiça, Luciana Nicolau, que determinou um prazo de 30 dias para que os diversos órgãos da prefeitura de Porto Velho e do Governo do Estado concluam o trâmite burocrático para a emissão de documentos que estão faltando para a regularização do teatro”, afirmou.
Com isso, a expectativa é de que o teatro poderá receber espetáculos pagos somente a partir de janeiro de 2015. “Até lá, toda a programação do mês de dezembro será inteiramente gratuita”, diz Eluane.
Além da realização dos espetáculos de ballet clássico, como “O Quebra-Nozes” e “O Lago dos Cisnes”, encenados nos últimos dias, ela confirma a exibição da 5ª Mostra de Dança do Ponto de Cultura Rádio Farol para Todos, que acontece nesta segunda e terça, dias primeiro e dois de dezembro, a partir das 20 horas. Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados antecipadamente na bilheteria do teatro, a partir das 19 horas.
Liberação
De acordo com o tenente Andrade Junior, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Rondônia, todos os equipamentos de segurança exigidos pela corporação para a emissão do alvará foram apresentados pelo teatro e a população não tem com que se preocupar.
“Todas as determinações do Corpo de Bombeiros foram cumpridas, algumas inclusive acima daquilo que havíamos solicitado, então o prédio está totalmente apto a funcionar do ponto de vista de sua segurança para o grande público”, confirma o tenente.
Já a proibição de espetáculos com cobrança de ingressos envolve uma questão burocrática da Secretaria Municipal de Fazenda de Porto Velho (Semfaz). Os espetáculos pagos envolvem o recolhimento de uma contribuição municipal, e esse é o principal motivo para que não sejam realizados, pelo menos até que a Semfaz conclua esse procedimento. “Solicitamos essa documentação por diversas vezes para a prefeitura de Porto Velho, mas acredito que agora, após essa reunião no Ministério Público, tudo será rapidamente resolvido”, diz Eluana.
Eluane Martins,
superintendente da Secretaria Estadual de Esporte, Cultura e Lazer (Secel)
Teatro
Inaugurado no dia 25 de outubro de 2014, o Palácio das Artes é o maior teatro da região norte, com cerca de mil lugares, e supera inclusive o centenário Teatro Amazonas, de Manaus. Além do Palácio das Artes, o complexo cultural dispõe do teatro Guaporé, que tem capacidade para 236 espectadores.
Ficha Técnica do Teatro Palácio das Artes Rondônia:
-Área Interna: 2276m², onde podemos destacar : Palco – 643,74m², Plateia – 897,17m², Camarotes – 193,33m²;
-Palco Modelo Italiano;
-Moderna tecnologia para montagem de diversos tipos de espetáculos (cênicos, audiovisuais e musicais) e de grande porte;
-Elevador de fosso de orquestra;
-Dois camarins coletivos e sala de ensaio;
-Área administrativa e de produção;
-1.100 poltronas ergonômicas, com poltrona para OBESOS, áreas reservadas para cadeiras de rodas;
-Amplo hall e foyer com toaletes e atendendo a legislação de acessibilidade.
Ficha Técnica do Teatro Guaporé:
-Área Interna: 620m²;
-236 poltronas ergonômicas;
-Palco Modelo Italiano.
Ficha Técnica geral do complexo:
-Área Externa Total: 14.384,00m²;
-Localização privilegiada;
-Bilheterias informatizadas;
-Estacionamento.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!