Prefeitura promove dia “D” de combate a Dengue e Febre Chikungunya

Prefeitura promove dia “D” de combate a Dengue e Febre Chikungunya

Prefeitura  promove dia “D” de combate a Dengue e Febre Chikungunya

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura de Cacoal, através da Secretaria Municipal de Saúde promove nesta sexta-feira (05) , o Dia “D” de Combate a Dengue e a Chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Segundo a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), nenhum caso da Febre Chikungunya foi registrado em Rondônia, mas as ações preventivas já tiveram início e pretendem diminuir os focos do mosquito, para contenção da nova doença.

O aumento das chuvas favorece a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e da Febre Chikungunya. Segundo dados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira’a) sete municípios se encontram em situação de risco de surto ou epidemia, registrando a média de focos do mosquito em 3,9% das localidades, 26 municípios em situação de alerta e 19 municípios em situação satisfatória, com 1% de focos encontrados.

A Coordenação de Vigilância em Saúde de Cacoal está implantando ações Integradas dos diversos setores para o controle da Dengue e Chikungunya. Entre as medidas está à sensibilização dos profissionais de saúde quanto aos aspectos clínicos da infecção pelo vírus e outros agravos, enfatizando a importância da notificação imediata, monitoramento e realização de isolamento viral ou sorologia e a capacitação de todos os profissionais de urgência e emergência das unidades públicas e privadas e da atenção básica sobre a classificação de risco e manejo do paciente com suspeita da doença.

Para que a ação seja efetivada e para que se evite um surto das doenças no município, o setor de Vigilância em Saúde convida a população para os cuidados com a limpeza dos quintais. É importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. O ovo do mosquito pode ficar até um ano em uma fresta de parede, de fossa ou muro, basta que tenha contato com a água para eclodir. É preciso que todos façam sua parte, porque o perigo aumentou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS