A Biblioteca Francisco Meirelles realiza nos dias 24 a 28 de novembro a Semana da Consciência Negra, com o tema: O Mundo precisa querer nos ouvir. O evento terá em sua programação: palestras, minicursos, exposições e mesas de debate. A Prefeitura de Porto Velho juntamente com o Instituto de pesquisas de Rondônia (IPRO), Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Afro-Amazônicos (GEPIAA) da Universidade Federal de Rondônia, Instituto federal de Rondônia (IFRO) apoia esta iniciativa.
De acordo com o diretor da Francisco Meirelles, Adson Kleber Santos Muniz, é importante trabalhar o tema da consciência negra, principalmente, a discriminação ainda muito presente em Porto Velho e no Brasil. “É um assunto que precisa estar em debate constante. E a biblioteca está com uma cooperação com o Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia. Também de 24 a 28 de novembro acontece na biblioteca, para todos os usuários e população, palestras realizadas pelos acadêmicos da Unir”, afirma o diretor.
Adson Muniz, disse ainda que a Biblioteca tem que ser um ambiente que promove a cultura. “As bibliotecas não podem mais ser vistas como uma extensão da escola, e sim, como um centro de pesquisa, discussão e espaço cultural”, explica Adson.
Programação
No dia 24 de novembro às 19 horas, na Biblioteca Francisco Meirelles, acontece a abertura do evento com a palestra: Os Discursos do trono sobre a escravidão. Com os palestrantes: José Famir Apontes, Uilian Nogueira e o professor mestre Mauro de Alcântara (IFRO).
Também dá início a Exposição de artes, com a professora Laura Jane Marques e os artistas convidados, Osmaildo Silva, Jorge Rosa e Alessandra Duarte.
Dia 25 de novembro às 19h.30min.
Local: Acontece concomitantemente no IFRO e no Biblioteca Francisco Meirelles as amostras de Cineclube com o filme: Mississipi em chamas. Debatido pelo professor Uilian Nogueira.
Mostra de cinema: 12 anos de Escravidão. Debatido pela professora mestre Neyla Ocampo.
Minicurso: “As legislações sobre o Negro ao longo da História”. Ministrante: professor Uilian Nogueira e Prof. Doutor, Marco Teixeira.
Minicurso: “Racismo Ambiental e os Conflitos com populações afrodescendentes”. Ministrante Bernadete Lopes.
Minicurso: “A escravidão no Brasil no segundo reinado”, Ministrante: Professor mestre Mauro de Alcântara.
Dia 27 de novembro, às 19h 30min.
Mesa-Redonda: “Racismo e ações afirmativas: O negro e as políticas de Estado no Brasil e em Rondônia”. Participantes: professores Gustavo Gurgel, Bernadete Lopes, Marília Pimentel e Raimundo Jorge.
No dia 28 de novembro, às 19:30, na biblioteca Francisco Meirelles acontece o encerramento do evento, com o professor doutor Marco Teixeira.