Até o momento dois casos de bomba baixa - relacionado a quantidade da gasolina injetada nos veículos - foram registrados na Capital, os postos foram notificados e as bombas lacradas pelo Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (IPEM).
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Desde segunda-feira (17) os postos de combustíveis de Porto Velho estão sendo fiscalizados por uma equipe técnica da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis (ANP) e estão verificando a qualidade dos combustíveis e também a quantidade em relação ao valor praticado nas bombas.
De acordo com o técnico responsável pela fiscalização, Leônidas Vilhena, a operação deve prosseguir até este sábado (22) e percorrerá todos os postos. Até o momento dois casos de bomba baixa - relacionado a quantidade da gasolina injetada nos veículos - foram registrados na Capital, os postos foram notificados e as bombas lacradas pelo Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (IPEM). O instituto não liberou a identificação dos postos notificados.
O objetivo da operação, segundo Leônidas, é verificar a qualidade dos produtos e detectar se houve ou não adulteração. O químico Bruno Mota acompanha a equipe e apura direto no tanque a qualidade e depois acompanha a quantidade nas bombas.
No caso de detectação de adulteração nos combustíveis, o posto é notificado, fechado e todas as bombas são lacradas. Leônidas ressaltou que é decretada a prisão do proprietário e ainda aplicada uma multa, que dependendo da gravidade pode variar de 20 mil reais a cinco milhões de reais. No caso de reincidência, além o proprietário ser preso ele perde o direito de outorga na comercialização de produtos derivados de petróleo.
Na manhã desta quarta-feira (19) a equipe da ANP estava verificando as condições de um posto de combustível localizado na esquina das Avenida Raimundo Cantuária com a Mamoré. A operação da ANP tem como meta passar um "pente fino" em todos os postos e garantir a qualidade dos produtos junto ao consumidor na Capital.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!