Para gerar a inovação é necessário conhecimento científico e conhecimento prático, sendo finalizado com a oportunidade de colocar em ação a inovação tecnológica num ambiente apropriado. Com o objetivo de apresentar as inovações do universo do conhecimento profissional para estudantes, empresários e comunidade em geral, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI/RO) realiza no próximo dia 21 de novembro, mais uma edição do evento Mundo SENAI, que em Porto Velho acontece na Escola Marechal Rondon, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.
A programação do Mundo SENAI inclui palestras, exposições, oficinas e minicursos. As atividades que acontecerão durante o evento oportunizam aos visitantes ampliar seus conhecimentos e de se programar para novas qualificações profissionais para o mundo do trabalho. As atividades também serão realizadas das demais unidades localizadas no interior do Estado, como Cacoal, Vilhena, Ariquemes, e outras.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Baú ressalta que empresários parceiros da indústria e muitos estudantes à procura de uma profissão, são o foco do Mundo SENAI, que a cada edição amplia mais suas atividades.
Baú argumenta que as barreiras estão sendo quebradas em todos os segmentos de negócios e o SENAI passa a quebrar as barreiras que distanciam o aluno das formações profissionais, por exemplo, se inserido na plataforma digital com a oferta de cursos a distância, possibilitando a expansão do conhecimento àqueles que estão em busca de qualificação para alcançar resultados econômicos na vida financeira e no exercício de suas atividades profissionais.
“Os jovens andam desmotivados com os estudos e pouco se preocupam com a ocupação profissional que irão desempenhar no futuro. Com esse dia de visitação nas escolas do SENAI, muitos estudantes se aproximam pela primeira vez da educação profissional e começam a traçar planos de buscar o conhecimento técnico para iniciar uma carreira de sucesso”, disse Baú.
Para o líder empresarial, o SENAI tem o reconhecimento dos empresários que sua missão é à qualificação de jovens e trabalhadores, com o intuito de atender as demandas do mercado da indústria de Rondônia e de todo o país.
De acordo com o diretor regional do SENAI/RO, Silvio Liberato, todas as edições do Mundo SENAI, têm superado as expectativas e no período de 2010 a 2013 recebeu a visita de mais de 4,0 milhões de jovens às unidades em todo o Brasil. Liberato destaca o evento como uma oportunidade para divulgação dos programas, produtos e serviços das demais instituições que compõe o Sistema FIERO.
No ponto de vista do diretor existe um mundo de oportunidades nos cursos técnicos, uma grande demanda da indústria por mão de obra qualificada. “O mais atrativo é que o SENAI está disponibilizando cursos gratuitos apoiados pelo Programa Nacional do Ensino Técnico (Pronatec)” explicou.
Pesquisa realizada pelo Sistema de Acompanhamento de Egressos do SENAI revela que 70 por cento dos ex-alunos estão empregados. Destes alocados 100 por cento estão no mercado formal. Segundo ainda a pesquisa, 67 por centos destes profissionais estão exercendo funções referentes às respectivas áreas de formação. Outro ponto destacado na pesquisa é que a renda média destes ex-alunos do SENAI em Rondônia subiu de 2,3 salários mínimos, na pesquisa de 2013, para mais de três mínimos.
A pesquisa também mostra que houve uma taxa de incremento em torno de 50 por cento dentro da média, depois que o aluno fez o curso. Os números comprovam o impacto positivo na vida de cada um destes egressos do SENAI no estado. Destes ex-alunos que continuam consumindo produtos do SENAI, quase 85 por cento continuam fieis à instituição. No ponto de vista destes profissionais participarem de mais cursos no SENAI vão melhorar ainda mais o nível técnico. 71 por centos das empresas têm preferência por contratar profissionais formados pelo SENAI, e destes contratados, a nota do índice de satisfação é de 9,43.
Liberato lembra que o Mundo SENAI está inserido na política do Sistema FIERO, de que todas as ações realizadas pelo SENAI, SESI ou IEL, sejam voltadas para o fortalecimento da indústria e todos os seus segmentos produtivos. Na medida em que o SENAI tem outras ações, por exemplo, na área da tecnologia, educação, tudo isso tem o objetivo cujo foco é a indústria. Na educação, os cursos oferecidos. Na tecnologia, os ensaios, laboratórios, consultorias, tudo é para melhorar a competitividade da indústria.
“Resumindo, o mundo SENAI é uma ação para divulgar mais os produtos do SENAI. Tudo isso focado para a razão de ser que são os clientes, que são as indústrias, organizações patronais e sindicais e a sociedade” finalizou Silvio.