Crea Rondônia adere campanha Novembro Azul
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) aderiu a campanha Novembro Azul, mobilizando os funcionários para prevenção do câncer de próstata. O movimento Novembro Azul visa orientar os homens quanto ao câncer de próstata e a importância de exames preventivos a partir dos 40 anos.
Historicamente o trabalho de conscientização dos homens é mais difícil e desta forma se faz necessário um trabalho mais acentuado. Assim como na campanha direcionada às mulheres, o Crea-RO também aderiu ao Novembro Azul e com na cor azul os funcionários destacam a importância da sensibilização dos homens para a realização dos exames de prevenção do câncer de próstata.
O Crea-RO promoverá palestra aos funcionários, colaboradores, profissionais ligados ao Sistema e público em geral. O evento será no auditório do Crea-RO. Segundo a enfermeira do trabalho do Conselho, Doris Teixeira, todo homem acima de quarenta anos deve fazer o PSA - Antígeno Prostático Específico, como forma de prevenção e controle do câncer de próstata, e também, realizar uma visita periódica ao urologista. “O homem quando tem sua vida sexual iniciada, deve procurar um urologista. Com isso estará prevenindo várias doenças”, afirma a enfermeira.
O presidente do Conselho, o geógrafo Eliomar Pereira falou que como médico conhece a resistência por parte dos homens, principalmente os de mais idade. "É preciso incentivar e conscientizar quanto à realização do exame. Precisamos derrubar este paradigma que, algumas vezes, é imposto na realização deste exame”, disse Pereira.
Odair Teles, gerente de Relações Institucionais do Conselho acredita que é de suma importância o Crea abraçar essa causa. O Novembro azul vai incentivar os homens a se cuidar e se prevenir. "Essa campanha de conscientização será muito válida”, declarou.
A proposta da campanha é aumentar a expectativa de saúde do homem, reduzir os índices de doenças e incentivar a população masculina a procurar atendimento médico preventivo, o que evita complicações em quadros que poderiam ser facilmente controlados quando identificados com antecedência. “É importante o Crea participar dessa campanha. O diagnóstico precoce pode salvar muitas vidas”, finalizou Siguimar da Cruz, superintendente técnico do Crea-RO.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!