Morre Luiz Hildebrando, pesquisador de doenças tropicais de Rondônia

Luiz Hidelbrando desenvolveu pesquisas sobre a malária e foi consagrado como um dos maiores pesquisadores de doenças tropicais no mundo.

Morre Luiz Hildebrando, pesquisador de doenças tropicais de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Luiz Hildebrando Pereira da Silva, pesquisador e diretor do Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Porto Velho, morreu, na noite desta quarta-feira (24), com falência múltipla dos órgãos. O cientista tinha 86 anos e estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, onde era tratado, desde o dia 8 de setembro, de uma pneumonia.

Luiz Hidelbrando desenvolveu pesquisas sobre a malária e foi consagrado como um dos maiores pesquisadores de doenças tropicais no mundo. O pesquisador era graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e atuou na área de pesquisas em Bruxelas e na França.

Em 1998, o cientista optou por trabalhar na Amazônia, para pesquisar sobre malária e outras doenças tropicais. O médico era professor emérito da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e foi idealizador e responsável pela implementação do Ipepatro, onde era diretor e se dedicava à pesquisa em Imunologia e Epidemiologia da malária. O pesquisador tem 80 trabalhos científicos publicados sobre a doença e mais de 150 pesquisas sobre outras patologias.

Luiz Hidelbrando era casado e pai de cinco filhos. O corpo do cientista será cremado em São Paulo e a família ainda irá decidir onde serão jogadas as cinzas do pesquisador

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS