Prefeitura busca solução para conter desbarrancamento das margens do Rio Madeira

Prefeitura busca solução para conter desbarrancamento das margens do Rio Madeira

Prefeitura busca solução para conter desbarrancamento das margens do Rio Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, reuniu-se com vários secretários municipais e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (RO), Corpo de Bombeiros, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Superintendência do Patrimônio da União (SPU), dentre outros. O grupo une forças com objetivo de encontrar solução para conter o desbarrancamento das margens do Rio Madeira.


Levantamentos feitos por engenheiros da prefeitura indicam que a força da correnteza provocada pelas turbinas das usinas do Rio Madeira é a causa do desbarrancamento, mas os empreendimentos não reconhecem e, consequentemente, não querem compensar os danos causados ao Município.

O problema é tão grave que ameaça levar para as profundezas das águas o bairro Triângulo (que já se encontra isolado pela Defesa Civil Municipal), o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e o que restou do Café Madeira. Nesse último, caso nenhuma providência seja tomada, o desbarrancamento poderá também afetar o Hospital da Guarnição e as Secretarias Municipais de Fazenda e de Administração (Semfaz e Semad).

Conforme a Defesa Civil e os engenheiros, a força da correnteza faz as águas avançarem na parte inferior do barranco, o que leva ao desabamento da parte superior. Uma das maiores preocupações é com o Complexo da Madeira Mamoré, onde o rio já avança cerca de um metro, comprometendo a estrutura montada na margem do Madeira para o lazer da população e dos turistas. “Queremos a união de todos em favor do nosso Município, que está sendo lesado”, desabafou Nazif. Ele afirma que a ação tem que ser urgente, pois a possibilidade de haver outra enchente em 2015 agrava o problema e a prefeitura não dispõe de recursos para agir sozinha. “Como fazer para não haver comprometimento da estrutura da Estrada de Ferro?”, indaga.

Sobre o Café Madeira, Mauro Nazif assegura que o problema está praticamente resolvido, uma vez que o Município já contratou uma empresa para fazer a demolição do prédio. Posteriormente terá que ser feita a contenção do local com pedras, além de outras medidas a serem adotadas. Os engenheiros e a Defesa Civil Municipal também recomendam contenção com pedras nas outras áreas afetadas, principalmente para proteger o patrimônio histórico da Estrada de Ferro.

O grupo está disposto a solicitar o apoio de outros órgãos federais e estaduais na busca de solução, inclusive em Brasília (DF).

Moradias

Ainda na ocasião, Nazif falou do esforço que a prefeitura vem fazendo para garantir moradias dignas a cerca de 1.300 famílias afetadas pela última cheia do Rio Madeira. Elas serão beneficiadas pelos programas Minha Casa Minha Vida (Governo Federal) e Casa Alta, da prefeitura. Na região Ribeirinha, o problema também está sendo solucionado aos poucos. Esta semana o Município comprou uma área para atender 120 famílias impactadas nas localidades de Curicacas e Terra Caída.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS