Prefeitos discutem se privatizam ou municipalizam saneamento

Prefeitos discutem se privatizam ou municipalizam saneamento

Prefeitos discutem se privatizam ou municipalizam saneamento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Prefeitos de seis municípios rondonienses formaram um grupo gestores, técnicos, controladores e juristas para definir o modelo administrativo mais viável ao setor de esgotamento sanitário, captação, tratamento e distribuição de água. A primeira reunião destinada a discutir o tema foi realizada nesta quinta-feira (11), em Presidente Médici/RO.
Compõem o conglomerado os municípios de Guajará-Mirim/RO, Espigão do Oeste/RO, Ministro Andreazza/RO, Cerejeiras/RO, Cacaulândia/RO e Presidente Médici/RO. Esses municípios já estão em fase conclusiva das obras de rede de esgoto e estação de tratamento dos rejeitos, mas ainda precisam optar por um regime específico de gestão para operar o sistema.
A maior preocupação dos prefeitos é sobre o curto tempo para analisarem e decidirem se gerenciam o setor por meio de autarquia, privatizam ou abrem concessão à Caerd. Caso não decidam e fechem o exercício administrativo sem inserirem os valores do convênio na prestação de contas, a Funasa reprovará os processos e pedirá a devolução do recurso, que é de cerca de R$ 18 milhões para cada município.
Outro ponto colocado em discussão pela prefeita de Médici, Lurdinha do Sindicato, é sobre a taxa a ser cobrada pela oferta dos serviços. Para ela, a tarifa tem que contemplar um percentual prudentemente administrativo e, ao mesmo tempo, satisfatório aos munícipes. Neste sentido, o prefeito Neuri Perch, de Andreazza ponderou: “esse valor tem que ser praticado de forma igual por todos os municípios”.
O vereador Gilmar Moura, representando a Câmara Municipal de Médici, externou a preocupação dos parlamentares com o assunto e elogiou a iniciativa dos prefeitos em inserirem seus vereadores nessas decisões. Da mesma forma ressaltaram os vereadores de Cerejeiras Valcir Rech (presidente), e Edmar Lopes, que acompanham o prefeito Airton Gomes nas audiências.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS