Semed oferece tratamento fonoaudiológico para alunos da rede pública

Semed oferece tratamento fonoaudiológico para alunos da rede pública

Semed oferece tratamento fonoaudiológico para alunos da rede pública

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Através do Departamento de Apoio ao Educando, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está desenvolvendo um programa de atendimento fonoaudiológico aos alunos da rede pública municipal que apresentam limitações na fala e na audição.
O serviço, iniciado em abril deste ano, atendeu até agora 383 alunos e outros 105 já estão aguardando para iniciar o tratamento. “Há muita demanda nessa área de saúde por isso abrimos uma licitação e contratamos o serviço de uma clínica. No SUS esse serviço pode demorar mais de um ano e a criança com problemas na fala e na audição tem seu aprendizado comprometido”, explicou Valcélia Sampaio Peres, diretora do DAE.
A aposentada Delcí Rodrigues da Silva conhece bem o problema. Buscou por tratamento para o neto Gabriel, aluno da 3ª séria do ensino fundamental, por um ano e meio. “Ele só conseguiu através desse programa. Na escola mesmo ele foi diagnosticado e encaminhado. Tem um mês que está fazendo as sessões e já mudou muito. Está até mais educado em casa, mais concentrado e estudioso. Já chega da escola preocupado abrindo logo os cadernos para fazer as tarefas”, conta animada a avó.
Segundo Adriana Travain, técnica responsável em acompanhar as famílias das crianças atendidas, o processo de triagem é feito nas escolas. O aluno que apresenta algum indício de problema é encaminhado a um profissional da clínica, passa por exames e, se for necessário, pelo tratamento. As sessões são feitas duas vezes na semana e há alunos que precisam de até 40 procedimentos para solucionar alguma limitação.
“É muito importante que os alunos com esse tipo de problema sejam tratados. Dificuldades ao falar e ouvir impedem um pleno aprendizado e também limitam o desenvolvimento comportamental da criança. Ela se torna mais insegura e inibida, por ter dificuldades em se comunicar”, argumenta Travain.
Após oito sessões com a fonoaudióloga, Regiane Nogueira já notou mudanças no comportamento de seu filho Wesley, aluno do 1º ano do ensino fundamental. “Ele era calado e um pouco nervoso. Agora está mais alegre, conversador e conseguiu aprender a ler. Antes só brincava de carrinho, agora quer ficar me contando historinhas o tempo inteiro”, afirma.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS