Prefeitos rondonienses pedem solução para “arrocho” financeiro

Prefeitos rondonienses pedem solução para “arrocho” financeiro

Prefeitos rondonienses pedem solução para “arrocho” financeiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O sistema federativo brasileiro, estipulado pela última constituinte (CF/88) é sinônimo de evolução e modernidade, principalmente no que diz respeito às autonomias atribuídas aos seus entes federados: os municípios. Mas, cerca de quatro mil vozes formaram um grito em frente ao Congresso Nacional, denunciando aos legisladores e à nação a ineficiência do modelo relativo entre União e Municípios. Prefeitos de todo o país dão conta de que essa relação está saturada, pois a centralização tributária pelo governo federal tem deixado as prefeituras em completa dependência e sob gestões frustradas por falta de recursos.
Entrou para a História do Brasil o ato de protesto que reuniu milhares de prefeitos e prefeitas na sede do Congresso Nacional, na última quarta-feira (14). Os manifestantes foram pacíficos, mas escancararam a impossibilidade de gerir sem recursos. Na movimentação, os municipalistas pediram análise e aprovação imediata da Proposta de Emenda à Constituição 406-A/2009. O projeto prevê o aumento em 2% do valor repassado pela União sobre o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No mesmo dia, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Alves (PMDB-RN) instalou uma comissão especial para analisar a PEC.
O movimento que esvaziou as prefeituras brasileiras de seus prefeitos, denominado Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi realizado em sua XVII edição pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM. O evento ocorreu entre os dias 12 e 15 e se destacou pela pauta nacional, que reivindica mudanças em Lei, respeito e maior participação no bolo arrecadado pela União. A Associação Rondoniense de Municípios – Arom integrou a mobilização levando mais de 30 prefeitos, que foram acompanhados de vices e vereadores. Nas principais atividades direcionadas ao Congresso e Governo Federal, a presidente da entidade, prefeita de Jaru, Sônia Cordeiro, ocupou lugar de representatividade regional, corroborando paras as discussões.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS