O babaçu produz mais de 60 derivações, com ele é possível produzir desde o biodiesel à farinha de babaçu, rica em ferro e bastante utilizada na alimentação de crianças em processo de desnutrição.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em comemoração à Semana Nacional dos museus acontece entre os dias 12 e 18 de maio na em Porto Velho nas instituições de ensino IFRO (Instituto Federal de Rondônia), São Lucas e UNIR (Universidade Federal de Rondônia) a 2º Edição do Museu do Babaçu.
O evento tem como finalidade propagar a divulgação das potencialidades do babaçu, na sua diversidade, como insumo natural, fortalecer o manejo sustentável, por meio de empoderamento das comunidades tradicionais na Amazônia e gerando politicas públicas para a realização do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Legal.
O babaçu produz mais de 60 derivações, com ele é possível produzir desde o biodiesel à farinha de babaçu, rica em ferro e bastante utilizada na alimentação de crianças em processo de desnutrição.
O evento é promovido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) e organizado em Rondônia pela pesquisadora do grupo GEITEC/UNIR/Rondônia, Izabel Cristina da Silva, que idealizou o projeto ainda no ano de 2013 e desenvolve trabalhos e pesquisas relacionadas ao babaçu desde 2008.
O Museu do Babaçu será itinerante e ficará aberto das 08h00 às 18h00.
A exposição contará com a participação de entidades envolvidas com projetos relacionados ao babaçu, entre elas a COOPERLANDIA representada por José Filipe Tiago, que irá falar sobre a importância do babaçu para os agricultores das comunidades locais.
O museu do babaçu também contará com a professora Ilma Bezerra Lopes, que desenvolve um trabalho artesanal sobre os resíduos do babaçu. Não perca essa mostra e a oportunidade de conhecer melhor as riquezas da Amazônia Sustentável.
O Museu do Babaçu conta com o patrocínio da Rommanel e La Pommer e apoio do Supermercado PegPag.
Conheça o Facebook do Museu do Babaçu (CLIQUE AQUI).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!