Por volta das 13h30min de quarta-feira, 23/04, Policiais Militares do Sétimo Batalhão de Polícia Militar em Ariquemes prenderam Arcílio Nogueira de Souza, 30 anos, Elza Roque Nogueira, 55 anos e Diony Constantino Pereira, 30 anos, em razão de estarem praticando uma fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Policiais Militares das Bases de Policiamento Comunitário e do Núcleo de Inteligência, comandados pelo Supervisor de Serviço, 1º Sargento PM Veraldino, receberam informações que Arcílio Nogueira estava na agência do Bradesco em Ariquemes, e se preparava para sacar um valor de aproximadamente R$ 14.000,00 (quatorze mil reais) referente a um retroativo de benefício do INSS de pensão por morte de uma suposta esposa falecida, que tinha sido funcionária de uma madeireira na região de Ariquemes. As investigações revelaram que a suposta esposa nunca existiu, a certidão de casamento e a carteira de identidade também foram falsificadas.
No momento da prisão, Arcílio Nogueira, estava acompanhado de sua mãe, Elza Nogueira e Diony Pereira, que estava dirigindo o veículo utilizado pelo grupo. Mãe e filho declararam que residem na rua Vitória Régia, bairro Jardim Eldorado, em Porto Velho. Já o motorista, informou que mora na rua Nova Esperança, bairro Caladinho, também na Capital.
Dentro do veículo modelo Fiesta, de cor preta, placa NCE-2153-Porto Velho/RO, que estava de posse dos infratores foi encontrado um invólucro de substância aparentando ser maconha.
Nos registros policiais, consta que Arcílio Nogueira já foi preso por falsidade ideológica, disparo de arma de fogo e por dirigir sem carteira nacional de habilitação. Ele também possui nacionalidade portuguesa.
Diante dos fatos, os infratores e objetos apreendidos foram entregues ao delegado da Polícia Federal e sua equipe que vieram de Porto Velho, exclusivamente para atender este flagrante e conduzir os envolvidos a Delegacia da Polícia Federal na Capital, para as demais providências legais.