A Assembleia Legislativa realiza nesta quarta-feira (12), às 15 horas, sessão solene em homenagem aos 91 anos da Previdência Social no Brasil, que é comemorada no dia 24 de janeiro. A sessão foi requerida pelo deputado estadual Ribamar Araújo (PT), justificando que viver com tranquilidade e segurança é o desejo de todos os trabalhadores, tanto da cidade, quanto do campo, e de suas famílias, através dos benefícios e serviços da Previdência Social, de amparo e proteção aos segurados no país.
A Previdência Social teve início com a promulgação da Lei Eloi Chaves pelo Congresso Nacional. Então foi criada a primeira Caixa de Aposentadoria e Pensões, nome dado à Previdência Social na época, voltada para os empregados de empresas pioneiras, como os trabalhadores das Estradas de Ferro, Correios, Casa da Moeda, Marinha e do Ministério da Fazenda. “Com o passar do tempo, deixou de privilegiar as empresas ou categorias de profissionais para focalizar as pessoas, passando a ser acessível a todos os trabalhadores e oferecer uma das mais amplas coberturas entre as previdências sociais do mundo”, informou o parlamentar.
Ressaltou que a Previdência Social completou 91 anos em 24 de janeiro com muito vigor, ampliando sua base de proteção aos trabalhadores e resgatando milhões de pessoas da condição de pobreza extrema, além de estimular a economia dos municípios brasileiros, com os repasses de benefícios mensais aos mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas de todo o Brasil.