Adimar, esteve naquela unidade procurando ajuda médica desde as 7h, pois estava passando muito mal, porém até o horário de 15h30 ainda não havia sido atendido.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma denúncia grave foi repassada pelo repórter fotógrafico Simão Laurindo, que esteve na Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) da zona Leste, localizada na Avenida Mamoré, Bairro JK, Porto Velho, onde um paciente, identificado apenas pelo primeiro nome, Adimar, esteve naquela unidade procurando ajuda médica desde as 7h, pois estava passando muito mal, porém até o horário de 15h30 ainda não havia sido atendido.
Simão informou que um suposto funcionário, que não se identificou, disse não estar tendo médico naquela UPA há vários dias e é comunicado para todos os pacientes que procurem outra unidade para serem atendidos.
A reportagem do Rondoniaovivo entrou em contato por telefone com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que através da Divisão de Urgência e Emergência, o seu diretor, Paulo Siqueira, informou achar estranho o paciente não ter recebido o atendimento, pois é norma da UPA ter de 4 a cinco médicos atendendo naquela unidade, conforme exigência e norma do Ministério da Saúde.
Paulo disse que a média de atendimento em 24 horas naquela unidade é de 500 pacientes, com o corpo médico que atende ali; 4 médicos durante o dia e mais 2 médicos na noite, a contagem é de 4 a 5 pacientes sendo atendidos por médico, o que para ele representa um número razoável e dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde, para evitar a demora no atendimento ou dano à comunidade.
O diretor da Divisão de Urgência e Emergência disse à reportagem que caso ocorra a falta de algum médico na unidade ele é avisado pela direção da UPA, que deverá tomar as providências cabíveis. Ele ressaltou que caso algum paciente se sinta prejudicado ou não for atendido por falha da unidade, que ligue no número de telefone 3901-2813 para fazer a reclamação.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!