Secretaria se organiza para prestar apoio à população atingida pelas alagações
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) se reuniu para estabelecer ações que auxiliarão a mobilização da Prefeitura de Porto Velho na assistência especial aos atingidos pelas alagações provocadas pela enchente do Rio Madeira. Segundo o secretário Domingos Fernandes, "mesmo que 90% da população afetada tenha sido recolhida e alojada pela prefeitura, ainda há resistência de moradores em deixar seus locais de moradia, tanto na área urbana de Porto Velho como nos distritos".
A meta é integrar as atividades da rede de atenção básica com deslocamento de equipes de saúde às áreas críticas para o atendimento de saúde e ao mesmo tempo suprir as demandas de medicamentos para tratar de possível incidência de doenças oriundas do contato direto com água contaminada, como a leptospirose. O Departamento de Alta e Média Complexidade e o Departamento de Atenção Básica e a Divisão de Farmácia foram acionados para viabilizar o estabelecido.
O Centro de Controle de Zoonoses também será acionado para disponibilizar mais de 2 mil mosquiteiros, levando-se em conta o fato de que a incidência de mosquitos transmissores da dengue e malária poderão aumentar consideravelmente. O risco de picadas de animais peçonhentos também é iminente, por isso o aumento do suprimento de soros que combatem as picadas será viabilizado pela Semusa junto à rede estadual.
Foi firmado que todas as unidades de saúde de Porto Velho e a sede da Semusa funcionarão como pontos de coleta de doações como alimentos, roupas, colchões, cobertores, água mineral, material de primeiros socorros e de higiene. Assim mais pessoas poderão ajudar sem a necessidade de se deslocar até o centro, onde está localizada a sede da prefeitura, que está funcionando como ponto de apoio principal da campanha SOS desabrigados.
Domingos destacou ainda que é determinação do Prefeito Mauro Nazif que todas as extensões administrativas municipais estejam engajadas na assistência aos desabrigados. “A Semusa também fará sua parte, por isso todos os departamentos e divisões desta secretaria estão trabalhando em equipe, inclusive finais de semana, para dar o devido apoio de saúde a quem precisa”, finalizou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!