Museólogo denuncia descaso do município com acervo da EFMM tomado pela águas - FOTOS

Museólogo denuncia descaso do município com acervo da EFMM tomado pela águas - FOTOS

Museólogo denuncia descaso do município com acervo da EFMM tomado pela águas - FOTOS

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Desde quinta-feira, 13, a águas do rio Madeira estavam entrando nos galpões em frente ao deque do mirante que fica no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), preocupando historiadores e parte da comunidade em relação as peças que integram o acervo histórico, que cabe ao município a responsabilidade de preservá-las.

O museólogo e funcionário público Antônio Ocampo vem alertando as autoridades competentes sobre o perigo das águas tomarem conta dos galpões, principalmente o galpão onde estão a maior parte das peças que compõe o acervo histórico da EFMM.

Ainda na sexta-feira (14) e no sábado (15) ele divulgou fotos mostrando a situação crítica do local, com as águas do rio já tomando conta de boa parte do piso do galpão e molhando as peças. Nesta segunda-feira (17), a situação se tornou insustentável e apesar dos avisos, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo (Semdestur), ainda não havia tomado nenhuma providência sobre a retirada das peças, que estão se deteriorando com a água.

Na manhã de hoje Ocampo protocolou junto ao Ministério Público do Estado de Rondônia denúncia na 21ª Promotoria de Justiça de Porto Velho sobre o estado em que se encontram atualmente as peças, diz o teor do documento: “(...) ao contrário do que está sendo noticiado as peças do museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré encontram-se atingidas pela águas devido a enchente. Que procurou a Fundação Cultural onde foi informado que a secretaria responsável seria a Secretaria Municipal de Turismo”.

A denúncia foi registrada com o número de protocolo 2014001010003612 no MPE. O museólogo disse que espera que medidas urgentes sejam tomadas pela secretaria responsável e que o Ministério Público fiscalize essa ação da administração municipal, caso contrário uma boa parte da história dos pioneiros de Rondônia vai se perder com as águas do rio Madeira.

Na sexta-feira (14) as águas do rio Madeira já havia entrado no galpão onde estão as peças que constituem o acervo histórico da EFMM.
Nesta segunda-feira (17) as águas do rio já tomam conta de todo o galpão e as peças estão se deteriorando.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS