O Núcleo de Estudos, Prevenção e Gerenciamento de Estresse (Nepgres), da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec), já tem programação definida para o primeiro semestre deste ano, atendendo aos policiais civis, militares e bombeiros militares do interior do Estado, através do Projeto Vida Saudável 2014.
Dando continuidade às atividades de prevenção ao estresse, realizadas no ano de 2013, nesse primeiro ciclo, o núcleo vai atender aos profissionais de segurança pública lotados nos municípios de Costa Marques, Guajará-Mirim, Ariquemes, Buritis, Jaru, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena.
O ofício circular 002/14-GAB/Sesdec já foi encaminhado para os comandantes das instituições e Direção Geral da Polícia Civil para a devida divulgação sobre os dias de evento em cada localidade. De acordo com o coordenador do Nepgres, Raimundo Nonato Gomes Rodrigues, as palestras e atividades aplicadas serão voltadas para a saúde mental e física, de forma preventiva, para o enfrentamento diário de conflitos interpessoais e fisiológicos dos servidores.
Serão debatidos temas para prevenção de estresse e seus fatores geradores, além dos impactos sobre a saúde física, mental e emocional no ser humano e em especial sobre os agentes de segurança pública, encontros com treinamentos grupais para o desenvolvimento das relações humanas/relacionamento interpessoal e intrapessoal, autoconhecimento através da discussão dos temas que envolvem os mais diferentes tipos de personalidades, com instrumentalização de técnicas de dinâmicas de grupo e saúde mental do trabalhador.
Nos próximos dias 13, 14 e 15, a equipe do Nepgres estará no município de Costa Marques, administrando as palestras e dinâmicas, e no dia 16 fará o atendimento psicológico individual dos servidores que necessitarem do serviço. Já nos dias 21, 22 e 23, será a vez dos profissionais de Buritis, seguidos do atendimento individual no dia 24.
Em Vilhena, as palestras serão ministradas nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, e no dia 6 acontecerá o atendimento psicológico individual. O município de Jaru participará das atividades da equipe do núcleo nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, com atendimento individual no dia 13. Os dias 18, 19 e 20 de fevereiro estão reservados para Pimenta Bueno, com disponibilização do dia 21 para o atendimento psicológico individual.
Em Rolim de Moura, a programação está prevista para os dias 25, 26 e 27 de fevereiro, e no dia 28 os psicólogos do núcleo farão o atendimento individual. Em Março, nos dias 8, 9 e 10, será a vez do município de Guajará-Mirim, com reserva do dia 11 para o atendimento individual. Ariquemes receberá o serviço nos dias 22, 23 e 24 de março e o atendimento individual no dia 25.
Para Ji-Paraná a programação prevê os dias 6, 7 e 8 de abril, com disponibilidade do dia 9 para o atendimento individual dos profissionais. Nos 20, 21 e 22 de abril será a vez de Cacoal, sendo o dia 23 reservado para o atendimento individual. E para fechar, a equipe retorna ao município de Vilhena, nos dias 3, 4 e 5 de junho, onde serão aplicadas novas palestras, sendo o dia 7 reservado para o atendimento individual.
As atividades têm total apoio do secretário de Segurança, Marcelo Bessa, que entende como necessário o atendimento preventivo de saúde mental para os profissionais da área de segurança pública. “O profissional de segurança pública está vulnerável a situações de risco e estresse constantes na rotina do ofício, e esse trabalho preventivo orienta os servidores a como agir diante dessas situações, sem se deixar abalar pelos conflitos a que são submetidos, por isso a importância do atendimento periódico”, avaliou.
As palestras e atendimentos serão realizados pelos psicólogos Raimundo Nonato Gomes (coordenador do Nepgres), e Ana Lídia Albuquerque. O balanço das atividades realizadas neste primeiro semestre será feito entre os dias 16 e 30 de junho.