Forte, atuante e determinante em prol dos Soldados da Borracha, o SINDSBOR (Sindicato dos Seringueiros e Soldados da Borracha do Estado de Rondônia), através de sua atual diretoria, mas principalmente pelo destaque de George Telles de Menezes, vice-presidente da instituição, que há dois anos fez uma reviravolta na administração do sindicato e é Coprodutor das articulações de reconhecimento em Decreto Lei em âmbito federal, aos bravos e destemidos pioneiros da região Amazônia, que aqui se instalaram para produzir o látex (Borracha) aos países aliados na II Grande Guerra Mundial.
Carioca, assim chamado por muitos, o vice-presidente do SINDSBOR, participou durante este curto período de diversas audiências de caráter nacional e internacional. O vice-presidente do SINDSBOR, disse na manhã da última quinta-feira (27), que a luta dos Soldados da Borracha para serem reconhecidos pela União, vem se arrastando pela justiça brasileira há mais de 10 anos. Segundo George Telles de Menezes foram criadas três PECs: PEC – 346 (Foi aprovada de forma ilegal na Câmara Federal, em 1º e 2º turno), PEC – 556 (Esta visa à equiparação dos Soldados da Borracha com as dos combatentes da II Guerra Mundial e a garantia de sete salários mínimos) e por último a PEC 61 (Esta proposta tem como finalidade indenizar os Soldados da Borracha com R$ 25 mil reais e um aumento salarial insignificante).
Diante de tantas discussões o vice-presidente do SINDSBOR, George Telles de Menezes teve uma reunião com o senador do ACRE (AC) Aníbal Diniz (PT) em meados de novembro de 2013. Durante uma (01) hora, Carioca apresentou dados e argumentos necessários para a ascensão de uma nova audiência em Brasília (DF), que foi realizada no último dia (05) de dezembro, onde uma caravana partiu de Porto Velho (RO) com destino ao Distrito Federa, pois o intuito era pressionar e solucionar a questão dos idosos Soldados da Borracha. Aníbal Diniz e o senador Petecão (PSD/AC) defenderam os soldados no plenário do Senado Federal no dia (17) de dezembro. Portanto uma nova discussão e com solução estar por vir em 2014.
“O SINDSBOR vem buscando um novo teor de emenda, visamos até uma nova proposta, ou seja, ao invés de ser sete salários mínimos, passaria a ser cinco salários. Temos que resolver da melhor forma possível e em tempo hábil”, disse o vice-presidente do SINDSBOR. George Telles de Menezes informou ainda, que o SINDSBOR impetrou uma ação de indenização por Dano Moral contra a União, onde o valor para cada Soldado da Borracha corresponde a R$ 700 mil reais. Esta ação vem tramitando no TRF (Tribunal Regional Federal em Brasília nº do processo 20104100000084-5). “Vamos lutar sempre, pois estes homens merecem muito mais do que a União quer lhe pagar”, e também será construído uma (UNISP) Unidade Integrada de Segurança Publica do Estado de Rondônia no antigo 1ª DP no cai ngua onde funciona o sindicato dos soldados da borracha, carioca vem articulando com o governo do estado um outro prédio onde funcionara o SINDSBOR breve informaremos o local para os associados e a sociedade em geral.
Outra grande conquista do SINDSBOR foi a contemplação do Ministério da Defesa em oferecer convênio médico aos Soldados da Borracha, através das forças armadas do Brasil. “Estamos muito felizes com o andamento dos processos de melhorias para os Soldados da Borracha. Portanto, o SINDSBOR deseja aos Soldados da Borracha e os seus familiares um feliz 2014”, finalizou o vice-presidente do SINDSBOR, George Telles de Menezes.