Devido ao peso, o tanque arriou e ao bater no chão abriu uma fissura por onde passou a escorrer o óleo, devido a grande quantidade o produto vazou e foi colhido por um córrego que fica aos fundos da secretaria.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um crime ambiental acabou ocorrendo por acidente a partir do pátio de veículos da Secretaria Municipal de Obras (Semob) de Porto Velho no sábado (14) e está afetando a população no entorno do prédio do órgão.
Um caminhão tanque com 22 mil litros de óleo, pertencente a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), estava estacionado no pátio da Semob e o motorista retirou a carreta, deixando o tanque no local. Devido ao peso, o tanque arriou e ao bater no chão abriu uma fissura por onde passou a escorrer o óleo, devido a grande quantidade o produto vazou e foi colhido por um córrego que fica aos fundos da secretaria.
Com o calor, o óleo que tomou conta do córrego acabou intensificando o cheiro, muito forte, com isso moradores próximos da Semob foram afetados. Muitos deles se queixaram do odor insuportável e que estava afetando crianças e idosos principalmente. Uma comissão de moradores foi até o secretário Gilson Nazif reclamar da situação
Gilson disse que ficou irritado pelo fato do caminhão tanque de outra secretaria ter sido colocado no pátio da Semob, afirmando que esse procedimento é equivocado e que vai verificar de onde procedeu o erro.
O secretário disse ainda que já tomou providências sobre o vazamento, disponibilizando um engenheiro para avaliar a situação e drenar todo o óleo do córrego até esta quarta-feira (18). No local já foi feito o serviço de contenção do vazamento.
Tanto o secretário quanto o engenheiro disseram a reportagem que o óleo não oferece perigo a flora e a fauna no local.
VÍDEO:
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!