Ação Social atende vinte aldeias da etnia Cinta Larga

Ação Social atende vinte aldeias da etnia Cinta Larga

Ação Social atende vinte aldeias da etnia Cinta Larga

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Entre os dias 22 e 24 de novembro os indígenas da etnia Cinta Larga tiveram a oportunidade de ter acesso facilitado a diversos serviços básicos, tanto na área de saúde, documentação, inscrição em benefícios sociais, bem como orientações sobre assistência técnica voltada às atividades de interesse da etnia.
A iniciativa da Ação Social Cinta Larga partiu do Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Assistência Social (Seas) e contou com a parceria do Ministério Público Federal (MPF); Casa Militar; Exército Brasileiro; Fundação Nacional do Índio (Funai); Secretaria de Saúde Indígena; Tribuna Regional Eleitoral; INSS, prefeituras de Espigão D’Oeste e Pimenta Bueno e ainda a Coordenação das Organizações do Povo Cinta Larga.
A ação foi realizada na escola rural Diva Tereza Ferreira, localizada no assentamento Canaã, a aproximadamente 80 quilômetros de Espigão D’Oeste. Durante os três dias da Ação Social Cinta Larga, além do transporte aos indígenas, foram oferecidos alojamento e alimentação para as equipes de trabalho. Tendas foram montadas para a realização de consultas médicas, exames clínicos e atendimentos sociais.
A estimativa é de que aproximadamente 600 indígenas, de 20 aldeias, tenham sido atendidos pela Ação Social Cinta Larga.
Durante a abertura dos trabalhos, o procurador do Ministério Público Federal, Reginaldo Trindade, agradeceu o empenho da Secretaria de Estado de Assistência Social e enfatizou a importância da união de todos os setores do governo em prol dos Cinta-Larga “Hoje o estado está à frente dessas ações voltadas aos indígenas em todas as esferas, tanto federal, estadual e municipal e é esta união que fortalece as iniciativas”, disse o procurador.
A coordenadora geral de promoção dos direitos sociais da Funai de Brasília, Patrícia Chagas, completou o discurso de Reginaldo Trindade. “É quando conseguimos unir governo estadual, Ministério Público, Funai e outros órgãos que as ações desenvolvidas tem mais efetividade”.
Por sua vez, a secretária adjunta da Seas, Zilene Rabelo, enalteceu a importância de levar as políticas públicas aos indígenas. “Esta ação é um marco para o estado, ao integrar todas as políticas públicas, pensando a questão indígena. Temos que fazer essas políticas chegarem a quem realmente precisa. Estamos aqui para servir a todos”.
Já o indígena Nacoça Pio agradeceu a união de todos em prol dos Cinta-Larga. “Eu, como Cinta-Larga, só tenho que agradecer. Acho que nós cintas-largas só queremos dizer sejam bem-vindos sempre vocês do exército, autoridades estaduais, federais, municipais. É muito bom receber vocês aqui e com todos esses benefícios. Muito Obrigado”, agradeceu.
Já o cacique Rondon Cinta-Larga agradeceu e aproveitou para solicitar que estas ações aconteçam com frequência. “Queremos que esta ação social aconteça mais de uma vez por ano, pois é difícil para nós ir pra cidade. Por isso, continue com este trabalho, resolvem os problemas do meu povo. Ajudem o povo Cinta-Larga. Nós agradecemos que vocês vieram e vamos fazer um bom trabalho”
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS