Na segunda-feira (21), No espaço anexo à Maternidade Municipal, a unidade móvel de atendimento a diagnósticos de câncer, ligada ao Hospital do Câncer de Barretos, iniciou os atendimentos de exames de mamografia e preventivos ao câncer. A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM) é parceira na ação e organiza os trabalhos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
A unidade móvel pertence ao governo do Estado de Rondônia e foi uma doação do Instituto Avon. Ela foi inaugurada no dia 15, em Vilhena, e já realizou diversos exames ao longo da BR 364. “Ainda não estamos com a capacidade total da unidade, pois não estamos ainda fazendo exames de pele e de próstata. No dia 7 de novembro, porém, ela será reinaugurada aqui em Porto Velho, onde permanecerá definitivamente, realizando exames de pele, próstata, mama e o preventivo” esclareceu Cleia Girardi, enfermeira responsável pela unidade.
O Instituto Avon doou ao estado a carreta com toda a estrutura. Os seis técnicos responsáveis pelos serviços são todos do Hospital do Câncer de Barretos. Entre os profissionais, conta-se duas técnicas em enfermagem, uma enfermeira, um técnico em radiologia, um motorista e um médico oncologista.
De acordo com Valéria Terra, gerente da Avon, o projeto começou há dez anos e a participação da Avon na luta contra o câncer em Rondônia foi se tornando cada vez mais intenso. “A Avon realiza essa campanha há mais de dez anos no Brasil. Ela se fortaleceu mais aqui no estado de Rondônia porque uma pesquisa, realizada pelo instituto Barretos, tornou conhecido o fato de que havia uma grande parcela de mulheres viajando para lá para realizar tratamentos. Assim, o objetivo do apoio foi o de aproximar das mulheres de Rondônia a possibilidade de diagnósticos e tratamentos mais rápidos, evitando os custos com a ida delas e dos acompanhantes para lá. Uma inauguração prévia foi feita em Vilhena, no dia 15, mas a inauguração oficial será no complexo do Hospital de Barretos, ao lado do Hospital de Base. É preciso mesmo um grande esforço de toda a sociedade no combate ao câncer, sabe-se que anualmente cerca de 17 mil mulheres morrem no Brasil somente por causa do câncer de mama. Rondônia é o único estado que tem uma carreta dessas, esperamos mudar o quadro das vítimas dessa enfermidade aqui”, afirmou Valéria Terra.
A carreta ficará no anexo à Maternidade até esta quarta-feira. “A expectativa que temos é de atender pelo menos umas mil mulheres. Os casos detectados serão encaminhados ao Hospital de Barretos. As pessoas que estão passando por aqui são cadastradas para serem acompanhadas pela Semusa. Queremos divulgar a importância do autoexame, do exame de mama e dos exames preventivos como práticas a serem adotadas de forma