Tribunal de Justiça de Rondônia recebe ministra Eliana Calmon

Tribunal de Justiça de Rondônia recebe ministra Eliana Calmon

Tribunal de Justiça de Rondônia recebe ministra Eliana Calmon

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, recebeu na tarde desta segunda-feira, 7 de outubro de 2013, a ministra Eliana Calmon do Superior Tribunal de Justiça - STJ e diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Ela chegou à sede do Judiciário Estadual acompanhada do desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, membro da 2ª Câmara Cível do TJRO e do Conselho Superior da Enfam.
No gabinete da Presidência, a ministra falou aos dois desembargadores sobre a importância da celeridade processual nos tribunais. Segundo ela, o STJ recebe em média nos gabinetes dos ministros de 800 a 1.000 processos por mês, sendo a maioria habeas corpus. "Por isso é imprescindível o desenvolvimento de tecnologias ainda melhores para auxiliar os magistrados nos julgamentos dos processos".
Com relação a este ponto, o presidente do TJRO fez questão de mencionar que, o Judiciário de Rondônia não tem medido esforços na aplicação de medidas para viabilizar a melhor prestação jurisdicional. "Recentemente investimos um valor considerável na aquisição de um banco de dados para suportar a demanda processual virtual. Nossos servidores, em todas as comarcas, possuem estações de trabalho para viabilizar um melhor atendimento a nossa clientela".
Reunião informal
Em seguida, a ministra Eliana Calmon foi até o quinto andar do TJRO, onde ocorrem as sessões de julgamento do Tribunal. No 2º plenário, a ministra se reuniu com desembargadores, juízes, professores da Escola da Magistratura de Rondônia e serventuários da Justiça. Num bate papo informal, ela contou um pouco sobre seu ingresso no STJ, e sua contribuição para criação da Escola da Magistratura no Tribunal Regional Federal.
A ministra fez questão de destacar que o Poder Judiciário, nas esferas estadual e federal, deve caminhar sempre na mesma direção. Segundo ela, é preciso que haja essa compreensão dentro da linha mestra que vai desde o Supremo Tribunal Federal até o juiz de 1º grau.
Agradecimento
O desembargador Walter Waltenberg Silva Junior, diretor da Emeron, entregou à ministra um livro de autoria do desembargador Isaias Fonseca, sobre Direito Administrativo. "É um agradecimento pela vinda até o nosso Tribunal de Justiça falar sobre tópicos tão relevantes para nós do judiciário rondoniense e para a Escola da Magistratura".
Palestra
Após a reunião, a ministra seguiu para o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (RO), onde ministrou uma aula inaugural da nova disciplina Magistratura Desafios e Vocação, incorporada à grade curricular do curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Na ocasião, o presidente do TJRO fez uso da palavra e reiterou o agradecimento pela parceria com essa Corte e a Unir, especialmente pela nova disciplina criada pela Enfam que será implementada nas universidades federais portadoras do selo da OAB.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS