Kali & os Kalhordas na Virada Cultura em Porto Velho e comemoram um ano de lançamento do 1º CD
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A banda Kali & os Kalhordas, uma das revelações da música beiradeira local no ano passado, será uma das principais atrações dentro da programação da Virada Cultural em Porto Velho, o primeiro evento que mobilizará cultura em várias vertentes por mais de 24 horas em comemoração ao aniversário de 99 anos da capital. O evento é uma realização da Prefeitura do Município através da Funcultural.
Alguns integrantes da banda: Kali, Thiago, Jeferson Almeida e Luís Paulo.
Kali & os Kalhordas ganhou notoriedade ano passado quando lançou o seu primeiro trabalho, o CD “... E a primavera chega!”. Formada por Kali (vocais e composições), Thiago Maziero (guitarra base e violão), Luís Paulo (baixo), Jeferson Almeida (guitarra solo) e Felipe Mendonça (bateria), justamente neste sábado (28) a banda realiza um grande evento musical em comemoração ao primeiro ano de lançamento do CD.
Musicalmente bem estruturado com influências que exaltam a MPB (Música Popular Brasileira) com a regional MPB (Música Popular Beiradeira), a banda foi criada há um ano e oito meses, seis meses após início das atividades gravaram o CD no próprio estúdio, a Ecos da Oca.
Formada a partir de um encontro entre alguns membros da banda, Kali, que é compositora e letrista, tímida por natureza, apresentou uma composição sua à Thiago, que na época tinha um projeto musical com o baixista Luís Paulo chamado Inágua, entre o final de 2010 e início de 2011. A partir desse encontro, surgiu uma parceria entre todos. Então Kali apresentava suas composições e a banda cuidava de produzir os arranjos, fomentando uma união que aliava poesia e melodias inspiradas.
Thiago e Kali não escondem que a banda possui uma qualidade musical que exalta a poesia, a sonoridade que vai do sofisticado, como a mais fina MPB – eles citam Chico Buarque, Lenine, Céu, Milton Nascimento – até o regionalismo na batida que homenageia compositores como Bado, Binho ou ainda velhos mestres do cancioneiro beiradeiro. A amálgama de sons acaba chamando atenção do público que curte o som da banda.
Por Rondônia ser ainda um mercado restrito na divulgação de talentos locais com o estilo musical que a banda apresenta, Kali & os Kalhordas teve que galgar uma série de shows tanto na capital, quanto no interior do Estado, motivação essa que fez com o grupo apurasse suas apresentações ao vivo com a boa receptividade do público quanto ao som que eles fazem.
Thiago conta que o grupo participou de festivais tanto em Rondônia, quanto no Acre e Roraima, além de apresentações memoráveis nos municípios de Candeias do Jamary e Ji-Paraná. Sobre o show que a banda fez neste município, Kali ressaltou o fato da apresentação ter sido feita com bandas de metal.
“Foi estranho e ousado, pois tivemos que tocar para uma platéia que estava curtindo show de metal e quando subimos ao palco para fazermos nossa apresentação, pensávamos que ia ocorrer uma debandada, mas não. Poucas pessoas saíram e ficou uma galera curtindo o nosso som. Isso foi muito legal”, disse Kali.
Infelizmente para Thiago, Kali & os Kalhordas ainda não pode viver exclusivamente de música como deseja aqui em Rondônia, as casas de shows ou pubs abrem espaço para artistas que seguem vertentes mais populares – sertanejo, pagode ou rock pop. “Não condenamos as casas por isso, é direito delas em abrir espaço para os artistas que elas acham mais viáveis, porém é preciso persistir que o mercado pode ser apto a ter boa receptividade a talentos locais que apresentam um trabalho próprio e novo”, completou.
PROJETOS
Sobre o novo CD Thiago e Kali disseram que ainda vão trabalhar por mais um tempo o primeiro até pensar em gravar o próximo. Porém o grupo está inserido em um projeto pioneiro e inédito por aqui, fazer um resgate antropológico musical de inspiração beiradeira que pretende apresentar de forma cronológica artistas e músicas que estão perpetuadas em antigas e raras gravações regionais – desde o registro da primeira gravação local até os dias de hoje, representados por músicos e compositores contemporâneos.
Thiago, junto com seus parceiros Luís Paulo e Jeferson Mendonça mantém em atividade o Estúdio Ecos da Oca e estão abertos para produção de trabalhos musicais diversos. Mais informações a respeito dos trabalhos do Estúdio, basta entrar em contato pelos telefones: 8102-4333, 8133-2103 ou 8431-4486.
CONVITE
A banda Kali & os Kalhordas se apresenta neste sábado (28) no Pioneiros Pub (na Avenida Rogério Weber, 1213 – Baixa União) às 22h. A Banda Versalle faz o show de abertura.
Na Virada Cultural, em Porto Velho, a banda irá se apresentar no Polo 01 – no Anfiteatro do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré no dia 02 de outubro, às 18h45. Entrada livre.
Músicas de Kali & os Kalhordas podem ser ouvidas no link abaixo e mais informações – fotos, agendas e novidades – na Fan Page da banda.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!