Cerca de 400 pessoas participaram do I Congresso dos Defensores Públicos de Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na primeira edição o congresso contou com mais de trezentas inscrições de acadêmicos. Além de 70 defensores públicos e servidores. No total, mais de 400 pessoas participaram dos três dias de evento.
Três dias de debates e transmissão de conhecimento jurídico, assim foi caracterizado o I Congresso dos Defensores Públicos do Estado de Rondônia que contou com um número significativo de participantes. A programação, desta primeira edição foi diversificada e contemplou temas atuais de interesse dos acadêmicos e defensores públicos.
A palestra de abertura ficou a cargo do professor e advogado Dr. Elpídio Donizetti, que com dinamismo e humor abordou o tema: O Projeto do novo código de processo civil e a Defensoria Pública.
Para o presidente da Associação dos Membros dos Defensores Públicos do Estado de Rondônia (Amdepro) e idealizador do evento, Leonardo Werneck “a abertura foi um sucesso. O professor Elpídio realmente deu uma aula fenomenal com verdadeiras lições de vida de ensino acima da lei. Ele transmitiu valores. E hoje prosseguimos com esta integração entre academia, futuros defensores e articuladores do sistema jurídico”.
Outros temas como “Litigância estratégica”, “Tutela coletiva”, ‘‘Penas Alternativas’’ foram abordados e debatidos durante o congresso.
Já o encerramento ficou a cargo do procurador de Justiça de Minas Gerais, Rogério Greco. O palestrante do último dia do Congresso ressaltou seu orgulho de participar do evento. “Foi um momento significativo por reunir os defensores públicos de Rondônia e pela divulgação das ideias praticadas visando à população de forma geral.
Rogério Greco destacou ainda a presença dos universitários que prestigiaram o encontro e enfatizou a importância de congresso como este. ‘‘Com a realização deste Congresso, o trabalho da defensoria se torna ainda mais conhecido’’.
O tema da palestra foi Direito Penal na Atualidade. Greco, durante a apresentação falou sobre várias situações de aplicação do Direito, bem como a aplicação equivocada do Direito Penal nos dias de hoje.
O presidente da Amdepro e defensor público, Leonardo Werneck fez um balanço positivo do Congresso. “Conseguimos alcançar com sucesso a nossa meta, ou seja, atingir a comunidade jurídica e acadêmica transmitindo os valores da Defensoria Pública, como a proteção, resgate da dignidade e a garantia dos direitos da pessoa. ‘‘Tivemos também a oportunidade de confraternizar com os defensores e servidores da Defensoria Pública’’.
Para Werneck a palestra de Rogério Greco foi um desfecho à altura para o Congresso. “Professor Rogério sustenta o Direito Penal minimalista, postura que corrobora todas as ações da Defensoria Pública. Além de um excelente palestrante, é um showman, que cativou, emocionou e agitou a platéia. O encerramento não poderia ser melhor’’, disse.
A estudante do segundo período do curso de Direito da Faculdade Ulbra, Cíntia dos Santos Guimarães participou dos três de seminários e não poupou elogios ao evento promovido pela Amdepro. “Gostei de todas as palestras e para mim foi uma excelente oportunidade de adquirir novos conhecimentos. O mais importante, o Congresso serviu de inspiração e incentivo para estudar e me tornar defensora pública”, afirmou.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!