Idaron faz trabalho de educação sanitária em distrito
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Desde a confirmação do primeiro caso de mormo na região do distrito de Boa Vista do Pacarana (município de Espigão do Oeste), os produtores rurais vêm participando de atividades educativas realizadas pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). A equipe do Escritório de Atendimento à Comunidade (EAC) está informando a população através de programas de rádio e de palestras. O mormo ataca equídeos e pode ser transmitida ao homem.
Uma das palestras foi realizada em uma propriedade próxima ao foco existente, com a participação de aproximadamente 30 produtores rurais. Na oportunidade, o fiscal da Idaron Jeferson Jacó Fuck explicou sobre os sintomas do mormo e o risco de transmissão ao ser humano, por ser uma zoonose, além de distribuírem material informativo sobre a doença.
“Os proprietários de equídeos devem ficar atentos aos animais que apresentam sinais clínicos da doença e não responderam aos tratamentos, evitando a manipulação destes animais sem equipamento de proteção, já que o mormo é uma zoonose grave”, fala o médico veterinário Dalmo Bastos Sant’anna.
Durante o encontro aproveitou-se para reforçar a necessidade do controle voltado a anemia infecciosa equina (AIE), doença de controle oficial que causa restrições de trânsito, entre outros prejuízos, que é intensamente trabalhado neste município.
O supervisor da Regional de Pimenta Bueno, Jader Plaça, fala que as atividades de educação sanitária devem ser frequentes. “Somente assim teremos produtores conscientes e cada vez mais parceiros da Idaron. Por serem comprometidos, os produtores desta região sempre atenderam muito bem o chamado da Agência para estas atividades”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!