COREN-RO não apoia privatização da saúde pública

COREN-RO não apoia privatização da saúde pública

COREN-RO não apoia privatização da saúde pública

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No início do ano chegou ao conhecimento do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia, a intenção do Governo do Estado de Privatizar a Saúde Pública, desde o início o Coren se mostrou contrário a esta possível decisão, o assunto caiu no esquecimento e agora veio a tona novamente.

Seguindo a onda de privatizações que está acontecendo em todo o País, o Governador Confúcio Moura pretende se omitir de uma responsabilidade que lhe cabe enviando a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 788/13 criando o Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Políticas Públicas – SISPAR.

Se aprovado esse PL, o governo quer repassar a terceiros, responsabilidades que são constitucionalmente atribuídas ao Estado.

Este mesmo governo que lava as mãos e fecha os olhos para o caos da saúde pública do estado é aquele que em período de campanha se comprometeu a mudar a face do Estado rondoniense.

Informações sobre o retorno da ideia do Governador de Privatizar a Saúde Pública veio através do Conselho Estadual de Saúde, que inclusive já mobilizou um grupo no qual o Coren-RO faz parte para debater a criação do Fórum Estadual contra a Privatização da Saúde em Rondônia. Na pauta, os desmandos cometidos pelo atual governo do Estado, governo federal, e o processo de privatização velada já iniciado.

Uma reunião com o grupo aconteceu na última sexta-feira dia 13, no auditório do Sindsef e contou com a participação do Conselho de Saúde, OAB, Universidade Federal de Rondônia e Coren-RO, que foi representado pelo Conselheiro Diogo Nogueira do Casal, a meta é trazer a discussão para o Ministério Público, o Ministério Público Federal, Tribunal de Contas, Ministério Público do Trabalho, centrais sindicais, além de associações de bairros.

O Coren-RO não compactua com a proposta do Governo do Estado, pois privatizar a saúde é tornar precário o serviço oferecido a população, serviço este que há tempos tem deixado a desejar.

Este Conselho que representa grande parte dos servidores da saúde reafirma que é contra toda e qualquer forma de privatização e terceirização, pois acredita que tal ato fere os direitos dos profissionais além de causar prejuízos enormes a população.

A Presidente do Coren-RO, Patrícia Ribeiro, afirma ser contrária a privatização, por acreditar que o governo do Estado deve tomar para si a responsabilidade de gerir o equipamento público. “Até agora o governo não apresentou uma explicação plausível para entregar a saúde à iniciativa privada”. Finalizou Patrícia.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS