Magistrados de RO participam do I Congresso Internacional de Mediação e Conciliação de Conflitos

Magistrados de RO participam do I Congresso Internacional de Mediação e Conciliação de Conflitos

Magistrados de RO participam do I Congresso Internacional de Mediação e Conciliação de Conflitos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante três dias de evento, o auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) foi sede da primeira edição do Congresso Internacional de Mediação e Conciliação de Conflitos. O evento reuniu magistrados, estudantes de direito e servidores públicos. Palestras, minicursos e debates foram algumas das atividades desenvolvidas durante o congresso.

“Há aproximadamente quinze anos mediação e conciliação eram práticas pouco difundidas no Brasil. O Juiz pensava que a melhor fórmula para resolução de conflitos era sentenciar processo substituindo a vontade das partes. A mediação veio para contribuir estabelecendo uma nova metodologia de resolução de conflitos a partir da vontade e opções das próprias partes”, avalia o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Marcos Alaor Diniz Grangeia.

Autoridades do Judiciário, Ministério Público de Rondônia, Executivo e Legislativo Estadual participaram da mesa de discussões. Temas como Cultura da Paz, Política nacional sobre métodos autocompositivos de resolução de conflitos e mediação comunitária foram algumas das abordagens nas palestras. O ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Desembargador José Roberto Neves Amorim, destacou a importância da criação dos centros de conciliação e mediação atendendo resolução da instituição.

Participaram das atividades magistrados com experiências comprovadas, tanto no meio acadêmico como na prática. Além de brasileiros, o evento contou com juízes argentinos, mexicanos e espanhóis. A integração com magistrados do exterior é vista de forma positiva pelo Juiz do 3º Juizado Especial de Porto Velho, Rogério Montai, uma vez que “traz experiências e boas práticas do que acontece no mundo todo sobre conciliação e mediação. Inclusive práticas inéditas como a mediação policial e administrativa trazida da Espanha e que podem ser aplicadas também no Brasil. O pioneirismo e o porte internacional desse evento é um marco na história do Tribunal de Justiça do Estado e da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron)”, destaca o magistrado.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS