SINDSBOR atua em Brasília por seringueiros e soldados da borracha

SINDSBOR atua em Brasília por seringueiros e soldados da borracha

SINDSBOR  atua em Brasília por seringueiros e soldados da borracha

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério de Minas e Energia do Distrito Federal, realizou importante reunião a pedido de senadores, deputados, representantes e sindicalistas das categorias de trabalhadores rurais e de seringueiros. A reunião aconteceu no último dia 05 de setembro, às 14h00min, participaram do encontro o Secretário Geral de Minas e Energia Francisco Romário, o presidente da ELETROBRÁS do RJ, o vice-presidente do Sindicato dos Soldados da Borracha George Telles, senadores Acir Gurgacz- PDT/RO, Valdir Raupp – PMDB/RO, assessoria do deputado Carlos Magno-PP/RO, deputados Anselmo de Jesus-PT/RO, Padre Ton-PT/RO, Marinha Raupp-PMDB/RO e outros.
Na oportunidade, o Sindicato dos Soldados da Borracha, protocolou documentos no ministério, solicitando a inclusão das famílias moradoras das Reservas Extrativistas de Machadinho do Oeste- Rondônia, no Programa Luz para Todos. A documentação entregue ao Secretário Geral de Minas e Energia, pela entidade que representa os seringueiros, mostra as coordenadas geográficas das colocações onde as famílias dos seringueiros habitam atualmente dentro da floresta, o próprio ministério não possuía as informações detalhadas. Foi feito um pedido de prioridade pelo vice-presidente do sindicato à equipe do Ministério de Minas e Energia, para as famílias extrativistas da região, George Telles disse que as populações tradicionais fazem parte de uma classe que recebem menos atenção por parte do Estado Brasileiro. As informações obtidas em Brasília dão conta que será aberto um processo licitatório do Programa Luz Para Todos, para atuação da ELETROBRÁS na região de Machadinho do Oeste a partir de 2014.
Ministério do Trabalho e Emprego
Outra reunião foi realizada com o Chefe de Gabinete do Ministério do Trabalho e o vice-presidente do sindicato no dia 04 de setembro, a finalidade da visita, foi oficializar documentação que solicita cópias de contratos de trabalho de seringueiros feitos pelo SEMTA ( Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para Amazônia), e CAETA (Companhia de Encaminhamento de Trabalhadores para Amazônia) no início dos anos 40. A partir desses contratos o Governo de Getúlio Vargas via Departamento Nacional de Imigração, enviou milhares de trabalhadores aos seringais da Amazônia com a finalidade de trabalharem na exploração a borracha que era enviada à máquina de guerra dos E.U.A e dos países aliados que participaram da 2ª Guerra Mundial.
Desde o ano de 2011, a nova diretoria do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia, vem atuando e trabalhando para acelerar conquistas frente às reivindicações da categoria, basicamente a entidade vem lutando em duas frentes principais, uma se dá pela aprovação da PEC-556/2002, matéria que prevê a concessão de aposentadoria especial, pensão especial correspondente a deixada por segundo tenente, e outros proventos aos trabalhadores nordestinos e seringueiros que atenderam o chamado do Governos Vargas à Campanha da Borracha no Brasil. Outra bandeira de luta se coloca sobre uma ação de indenização à categoria, pelos danos causados aos trabalhadores da seringa, que foram vítimas da violação dos Direitos Humanos, submetidos aos sistemas de escravidão perpetrados em vários seringais ao longo do Vale Amazônico, e também, pelas milhares de mortes ou acidentes ocorridos na floresta, decorrentes do perigoso ofício da profissão. Contudo, grande parte dos homens que formavam o efetivo dos Soldados da Borracha, não existe mais, muitos morreram esperando serem indenizados, os poucos que estão vivos estão acima dos 85 anos de idade, e ainda esperam serem reconhecidos pelos trabalhos que realizaram a nação. Ha previsões que a PEC-556, possa ser votada ainda esse ano, mas observa-se que ainda existe resistência por setores ligados ao governo e de outras bancadas parlamentares. Mediante a isso, o Governo Federal vem respondendo com morosidade, os posicionamentos dados pela equipe da Presidência da República, só foram realizados por conta das manifestações feitas pelo sindicato, por solicitações deferidas por parlamentares comprometidos com a causa e pela atuação de outras entidades. Também contribuiu para que o governo começasse a se posicionar, a Audiência Pública realizada na Comissão dos Direitos Humanos na OEA – WAHINGTON, momento em que sindicalistas e representantes da categoria, no Acre, Rondônia, Pará e Amazonas, denunciaram a violação dos Direitos Humanos, ocorrida no Brasil, do mesmo modo a falta de atenção e interesse político em resolver a situação colocada dos Soldados da Borracha, bem como as milhares de mortes e o gigantesco sistema de escravidão imposto aos seringueiros na Amazônia na época dos grandes seringais.
 
VEJA ALGUMAS TRAJETÓRIAS DE LUTAS DE NOSSA ENTIDADE:
11 de maio de 2011
Eleição da Nova Diretoria do Sindicato
11 de outubro de 2011
Diretoria do sindicato inicia luta em Brasília.
03 de janeiro de 2012
Entrega de documentos à Presidência da República.
 
Março de 2012
Sindicato vai à Brasília com senador Paulo Pain
Solicitar organização de Audiência c/ Direitos Humanos e pedi apoio a parlamentares.
20 de abril de 2012
É realizada Audiência Pública em Porto Velho/RO, com Direitos Humanos de Brasília e órgãos federais.
21 de maio de 2012
Realização de Audiência Pública em Brasília que discutiu  PEC/556 e situação dos Soldados da Borracha.
27 de junho de 2012
Ministra dos Direitos Humanos recebe representantes do sindicato.
04 de setembro de 2012
Acontece reunião com o Ministro Gilberto Carvalho.
Outubro e novembro de 2012
Sindicato convoca filiados,  à campanha de abaixo assinado para entregar à Corte Interamericana dos Direitos Humanos.
23 de janeiro de 2013
Representantes do sindicato vão à Costa rica, entregar abaixo assinado a Direitos Humanos.
11 de março
Diretoria do sindicato é ouvida e entrega denúncia à Comissão dos Direitos Humanos – OEA – Washington.
21 de julho de 2013
Reunião com seringueiros em Machadinho do Oeste,
discussão dos problemas que afetam os extrativistas.
Julho de 2013
Sindicato envia carta à Comissão Interamericana, cobrando um parecer.
28 e 29 agosto de 2013
Sindicato realiza reunião com Ministro Gilberto Carvalho e Presidente da Câmara Federal em Brasília, para decidir de vez, a aprovação da PEC/556-2002.
04 de setembro de 2013
Sindicato realiza visita ao Ministério do Trabalho/Brasília, e reivindica documentos de Soldados da Borracha.
05 de setembro de 2013
Representante de Sindicato realiza reunião no Ministério de Minas e Energia e reivindica energia elétrica para os seringueiros de Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS