Biblioteca Municipal Francisco Meireles promove campanha de devolução de livros

Biblioteca Municipal Francisco Meireles promove campanha de devolução de livros

Biblioteca Municipal Francisco Meireles promove campanha de devolução de livros

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um levantamento feito pela direção da Biblioteca Municipal Francisco Meireles constatou que existem espalhados pela cidade quase dois mil livros que foram emprestados e não devolvidos pelos usuários do estabelecimento. São 1.850 volumes emprestados no período de 2005 a julho de 2013. A campanha “Devolução de Livros em Atraso” visa conscientizar os cidadãos sobre a importância da devolução dos materiais retirados, auxiliando na manutenção do acervo e no resgate do patrimônio cultural de nossa cidade e região. Além disso, segundo Lucileyde Feitosa, a administradora da instituição, muitos usuários buscam por uma série de literaturas para estudo e pesquisas e não tem acesso justamente porque as obras há anos estão nas mãos de outros usuários que extrapolaram o tempo de empréstimo.

Outro ideal da campanha é informar ao cidadão que os livros são bens públicos e por isso devem ser reconduzidos ao local de origem. Os interessados em fazer empréstimos, pesquisas, doações ou devolução de livros podem se dirigir até a biblioteca localizada na rua José do Patrocínio, nº 200, Centro, ou entrar em contato pelos telefones 3901-3029/3030. A biblioteca atende de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 18h, sem fechar ao meio-dia.

Para Lucileyde essa quantidade quantidade de livros que está “passeando” nas residências é muito grande e precisa ser devolvida. “É um número significativo se levarmos em conta que a biblioteca ficou cerca de dez anos sem grandes investimentos em seu acervo. Por meio dessa campanha pedimos a colaboração da comunidade para que faça a devolução dos livros não só para recompor o acervo, mas também para que eles possam ser usados por outras pessoas”, frisou.    O contato com os usuários é feito por meio do telefone, mas como muitos números foram trocados e alguns usuários mudaram de endereço, a iniciativa não está conseguindo ter o resultado esperado.

Lucileyde adiantou que a pessoa que está em atraso na devolução não se sinta envergonhada, o mais importante é ajudar a manter o acervo da biblioteca porque outros precisam dos livros. Atualmente, a biblioteca possui um acervo de cerca de 60 mil volumes entre livros de literatura e didáticos, revistas, jornais e periódicos. “Já tivemos a devolução de alguns volumes, mas em número muito reduzido em comparação a quantidade de livros que ainda não foi dada baixa. O número de livros devolvidos representa apenas 0,54% do acervo que está fora da biblioteca, um prejuízo muito grande para quem busca por um livro para estudar ou fazer uma pesquisa e não consegue encontrá-lo.

O diretor da biblioteca, Adson Cléber, lembrou também que o acervo da Francisco Meirelles é patrimônio público e quem não faz a devolução dos livros comete o crime de apropriação indevida, que tem pena prevista de um a dois anos de reclusão. “Não queremos e acreditamos que também não precisamos chegar a esse extremo. O que queremos é que os usuários se conscientizem que os livros não são deles e outras pessoas precisam usá-los também”, enfatizou o diretor.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS