No último dia 30, a Agência Fluvial de Guajará Mirim formou uma turma com 30 alunos do Curso de Piloto de Embarcação do Serviço Público destinado a policiais militares e civis, da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec), lotados nos municípios de Guajará Mirim, Nova Mamoré e Ponta do Abunã. A solenidade aconteceu no pátio de formaturas da unidade da Marinha do Brasil.
Receberam os Diplomas e Carteiras de Habilitação de Piloto de Embarcação do Serviço Público: um policial militar de Extrema, dois de Nova Mamoré, sete policiais civis de Guajará Mirim, dois do Grupamento de Polícia Ambiental e 18 do Grupo de Operações Especiais e 6º Batalhão da Polícia Militar de Guajará Mirim.
O curso foi realizado no período de 26 a 30 de agosto, no auditório da Agência Fluvial em Guajará Mirim, e totalizou 46 horas/aulas, distribuídas em aulas teóricas, práticas e avaliação, ministradas pelo corpo de instrutores da Marinha do Brasil. A Sesdec, através da Gerência Especializada em Segurança de Fronteiras (Gesfro), solicitou o Curso para habilitar os policiais nas unidades e delegacias que receberam embarcações através do Convênio realizado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para fortalecer e equipar as unidades de fronteira do Estado.
A partir da conclusão do curso, os policiais ficam habilitados a pilotar as embarcações distribuídas e realizar o transporte de servidores em diligências e policiamento embarcado. Participaram do evento o major PM Glanert, o gerente da Gesfro, major PM Edval, e o comandante do 6º BPM e delegado regional de Polícia Civil em Guajará Mirim, Milton Santana.
No início do mês de agosto, outros 29 policiais militares e civis também receberam as habilitações do mesmo curso realizado em Porto Velho, para os servidores que trabalham com a segurança de fronteiras. Para o secretário Marcelo Bessa, “a capacitação e valorização de servidores reflete diretamente no serviço prestado, e nesse caso especificamente, fortalece a segurança das nossas fronteiras, combatendo crimes como o tráfico e o contrabando”.