CREA 30 ANOS - Agroecologia e Mobilidade Urbana marcam o penúltimo dia do Congresso Projetos Sustentáveis
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No penúltimo dia do Congresso Projetos Sustentáveis realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia (CREA) em comemoração aos 30 anos da entidade, os palestrantes convidados abordaram temas distintos, porém voltados ao foco principal do evento, a sustentabilidade.
Mestre em agroecologia pela Universidade Internacional de Andaluzia (Espanha-2009), Valdemar Arl deu início as palestras desta quinta-feira e dissertou sobre o tema, Agroecologia como Ciência para Construção de uma Agricultura mais Sustentável.
Segundo o palestrante, para falar de agroecologia é necessário antes repensar o campo como um todo, revendo o papel do campo na sociedade e as propostas voltadas para o segmento rural.
“A agroecologia é considerada base pra isso porque ela nos desafia a sair de uma relação negativa que nós temos hoje com os agroecossistemas, com os campos onde nós produzimos. Ou seja, a medida em que o tempo vai passando, nós vamos degradando cada vez mais e da mesma forma, precisando cada vez mais de insumos, o que nos faz ficar dependentes dessa situação onde acabamos regulando o sistema, quimicamente, com recursos externos. E a agroecologia nos desafia a ter uma interação positiva no meio graças a ciência e a tecnologia atual que nos permite acreditar que mesmo com tantos danos ainda é possível, como inúmeras experiências vêm nos mostrando, criar um ambiente cada vez mais fértil”, acredita o mestre em agroecologia.
No período da tarde, a coordenadora de projetos de segurança viária e mestre em engenharia de transportes, Marta Obelheiro fechou o penúltimo dia do congresso com a palestra, Mobilidade Urbana e Sustentável, onde abordou os principais desafios encontrados pelas cidades em relação à mobilidade, exemplificando boas práticas adotadas em todo o mundo na busca por cidades mais sustentáveis e com melhor mobilidade.
“Hoje o que nós vemos é que as cidades estão cada vez mais sendo tomadas pelos congestionamentos que crescem tanto no tempo quanto no espaço. E atualmente é crucial devolver o espaço urbano para as pessoas, ou seja, tirar essa prioridade que os veículos têm. Para isso é preciso investir em uma série de ações e políticas públicas de mobilidade urbana que incentivem o transporte coletivo e que incentivem o transporte ativo, ou seja, a caminhada e o uso da bicicleta para que o espaço viário seja melhor utilizado, seja melhor ordenado e desta forma possa atender as necessidades de todas as parcelas da população”, frisou a palestrante que falou ainda sobre acidentes de trânsito.
“É um problema muito sério em todas as cidades do Brasil o crescente número de mortes no trânsito e é muito importante trabalhar para que a redução desses índices aconteça. E essa redução é atingida através de ações em várias áreas como a educação e a fiscalização, além de ser fundamental investir em um ambiente que seja mais seguro, a exemplo de ações de engenharia que podem ser adotadas para que as ruas e o ambiente viário sejam mais seguro, o que ajudará muito a reduzir os acidentes”, concluiu Marta Obelheiro.
O evento, que acontece desde o último dia 26 de agosto no auditório da Uniron do Porto Velho Shopping, encerra oficialmente nesta sexta-feira, dia 30, com a última palestra do Congresso Projetos Sustentáveis, com o palestrante José Márcio Fernandes abordando o tema, Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!