OURO PRETO - Idaron captura morcego transmissor do vírus da raiva
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Foi capturado na noite desta última terça-feira (27), pela equipe da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV), da Idaron de Ouro Preto do Oeste, nas proximidades do Parque Chico Mendes, um morcego hematófago fêmea, que se alimenta de sangue. O animal foi sacrificado devido a uma ferida que tinha na orelha, e foi encaminhado para exames para saber se possui ou não o vírus da raiva.
Outros morcegos já haviam sido capturados por funcionários da Idaron naquela região, mas nunca um da espécie hematófago, conhecido como morcego-vampiro. A captura foi feita após vários relatos de ataques a aves e suínos feitos por moradores daquela localidade.
Esclarecimento
A Idaron adverte que existem centenas de espécies de morcegos em nossa região. Destes, somente três espécies são conhecidas como morcegos-vampiros, ou seja, que se alimentam de sangue. No entanto, qualquer morcego pode estar contaminado com o vírus da raiva. Portanto, ninguém deve manipular ou tentar matar esse animal, pois existe um grande risco de contaminação. A raiva é uma doença 100% mortal e não tem tratamento.
A equipe da ULSAV informa que qualquer animal que apresente sinais de mordedura deve ser comunicado à Idaron local para que as providências sejam tomadas.
Sintomas
Os sintomas da raiva nos herbívoros são: paralisia dos membros inferiores, dificuldade para respirar e se alimentar, seguido de morte. Não existe tratamento e somente a vacinação evita esta doença.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!