CREA 30 ANOS - Congresso Projetos Sustentáveis começa nesta segunda-feira

CREA 30 ANOS - Congresso Projetos Sustentáveis começa nesta segunda-feira

CREA 30 ANOS - Congresso Projetos Sustentáveis começa nesta segunda-feira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No ano em que completa 30 anos, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (CREA),  realiza, na próxima segunda-feira, dia 26 de agosto, o Congresso Projetos Sustentáveis. O evento, que encerrará no dia 30 de agosto irá receber oito profissionais destaques no cenário da engenharia sustentável.

Os palestrantes abordarão temas voltados à construção de modelos que contribuam com o desenvolvimento de Rondônia que hoje carece de políticas públicas e de projetos que colaborem com esse momento que é a proteção do meio ambiente como um todo.

Desta forma, acreditando que “CONHECER OUTRAS IDEIAS É A RAIZ DA SOLUÇÃO”, o CREA convidou estes renomados estudiosos de projetos sustentáveis de várias partes do Brasil para exporem seus conhecimentos e idéias e assim, ajudar na composição de um modelo de desenvolvimento que está sendo gerado por nossos engenheiros, gestores públicos e privados e os universitários, que representam nossos futuros profissionais, além de permitir aproximação e o intercâmbio de problemas e soluções entre os agentes.

Conheça um pouco do perfil dos palestrantes que estarão presentes no Congresso Projetos Sustentáveis que acontecerá no auditório da UNIRON, unidade do Porto Velho Shopping. As inscrições são gratuitas.

SÉRGIO CIRELLI ÂNGULO

Sérgio Ângulo é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina (UEL -1999), mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2000), doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2005), pós-doutorado em Eng. Minas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006) e pós-doutorado pela Bauhaus Universität Weimar (2007).

Ângulo foi docente do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina (2001) e Universidade Estadual de Campinas (2009-2010). Atuou também como pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2008-2012). Hoje atua como docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em regime de dedicação exclusiva.  

Sérgio Ângulo também é especializado em gestão de resíduos da construção, tecnologia de reciclagem e desenvolvimento de materiais de construção, conteúdo que será abordado em sua palestra durante o evento.

Ainda no primeiro dia do Congresso Projetos Sustentáveis, o segundo palestrante, o renomado engenheiro eletrotécnico, Franciso Américo Hauser abordará o tema, PDI - Projeto de Desenvolvimento Integrado Governamental e Empresarial do Estado de Rondônia. Confira o excelente currículo do Sr. Hauser.

FRANCISCO AMÉRICO HAUSER 

Francisco Américo Hauser é diretor e consultor sênior da Hauser Estratégia & Participação (HEP) e consultor técnico sênior da OSCIP - Centro PRESERV de Promoção do Desenvolvimento Sustentado.

 Hauser graduou-se engenheiro eletrotécnico pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie em 1968 e em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie em 1970.

O engenheiro iniciou sua carreira profissional com planejador e executor da construção e montagem de linhas de transmissão de alta voltagem tendo realizado mais de 3.000 km de obras em todo Brasil, destacando-se o sistema de transmissão das Usinas Hidroelétrica de Tucuruí (PA), São Simão (MG), Foz do Areia (PR), Água Vermelha (SP) e outras dos sistemas de transmissão da Cia. Vale do Rio Doce (Carajás), Cemig, Cesp, CPFL, CBEE, Eletronorte, Eletrosul e Light, tendo trabalhado ainda na montagem de inúmeras subestações e obras industriais.

Como consultor em planejamento estratégico trabalhou para as empresas,Cetenco Engenharia, Sociedade Brasileira de Eletrificação (SBE), Servix Engenharia, Sul Americana de Engenharia (SADE), Camargo Corrêa, Mendes Junior, Golden , Nova Fase Consultores Associados e Grupo Técnico de Projetos (GTP). 

Como consultor independente realizou trabalhos nas áreas de pesquisa e implantação de sistemas integrados de mineração, energia elétrica, saneamento básico, ecoturismo e integração social nas regiões da Amazônia Legal e do Nordeste Brasileiro.

Como diretor contratado trabalhou no sistema de expansão da TELERJ para a Continental Essede Empreendimentos. Já como empresário foi diretor presidente da Simenthal S.A. Agro Pecuária (MT), também foi diretor cotista da Hauser & Cia Ltda., projetos e montagens industriais e da GDN Consultores Associados S/C Ltda.

Atualmente é diretor da HD Consultoria S/C Ltda e como procurador da Fundação Franco Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento, executou o planejamento do Programa de Regularização Fiscal do Estado de Sergipe (PROFAZ ) e executou o Planejamento Estratégico de Recuperação dos Ativos Financeiros do Estado de Rondônia.

 

CLÓVIS BENVENUTO

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1974). Mestre Engenharia: Escola Politécnica da Univ. de São Paulo (1983). "Quality Engineer" - CQE, pela "American Society for Quality" - ASQ (1995-2001). Curso de especialização em Waste Management, Kitakyushu, Japão (1994).

Ex-Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas IPT (1974-1997). Ex-Professor Titular da Faculdade de Engenharia de São Paulo (1977 a 1997). Atualmente é Professor do Curso sobre “Aterros Sanitários - Licenças/Projetos/Operação”, promovido pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RESÍDUOS SÓLIDOS E LIMPEZA PÚBLICA – ABLP. Concepção e Diretrizes de Projetos de Aterros Sanitários Estabilidade Geotécnica de Aterros Sanitários, 2008 a 2013, São Paulo, SP. Diretor Técnico da GEOTECH Geotecnia Ambiental Consultoria e Projetos Ltda.  Diretor Técnico da GEOTECH Engenharia e Meio Ambiente Ltda. Diretor da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública- ABLP. Sócio das Associações: ABMS, ABGE, ABLP, ABES, IWWG e ISWA. Projetos básicos e executivos de aterros sanitários, industriais e de inertes. Coordenação de Estudos de Impacto Ambiental e licenciamentos ambientais. Monitoramento geotécnico e ambiental de aterros sanitários.

Planos de gestão e gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Planos e projetos de reciclagem de resíduos da construção civil e volumosos. Gerenciamento de aterros, recuperação e encerramento de vazadouros.

MÁRIO JOSÉ PEREIRA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (1978), especialização em Química Inorgânica na UNB em 1981e mestrado em Física e Meio Ambiente na Área de Concentração "Mudanças Climáticas Globais" pela Universidade Federal de Mato Grosso em 2005 na Área Ambiental. No ano de 1999 a 2002 fui Coordenador dos Cursos de Química em seu primeiro mandato. Elaboramos o Projeto Pedagógico dos dois Cursos de Química em 1999. No ano 2007a 2010, no segundo mandato, perfazendo um total de mais de 05 anos como Coordenador de Ensino de Graduação em Química. Em 2009 fizemos A Restruturação dos cursos de Licenciatura Plena em Química e do Bacharelado em Química

Com Atribuições tecnológicas. Sou professor adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso. Desde 1979 até 2010, somando um total de 31 anos como professor desta Universidade. Tenho experiência na área de Química Inorgânica, em compostos de Coordenação. Desde 2001 estou trabalhando em Projetos de Biocidas no Grupo GEPA, na Área Ambiental em GEOHIDRO, principalmente com os seguintes temas: Geofísica Aplicada, GPR e SEV, Água Superficial, Água Subterrânea e comportamento hídrico do solo.

PAULO CÉZAR BODSTEIN GOMES

 Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (1979), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é associado I da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Meio Ambiente, com ênfase em recursos hídricos e gestão ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, Impactos Ambientais, Recursos Hídricos e Gestão Ambiental.

VALDEMAR ARL

Professor Bolsista de Extensão no CNPQ.

Mestrado em Master oficial em Agroecologia pela Universidade Internacional de Andaluzia, Espanha(2009). Assessoria, Coordenação, Projetos de Associativismo para o Desenvolvimento  da Agroecologia, Brasil.

MARTA OBELHEIRO

Coordenadora de Projetos de Saúde e Segurança Viária  Marta Obelheiro atualmente é Coordenadora de Projetos de Saúde e Segurança Viária da EMBARQ Brasil, onde trabalha no planejamento e suporte à implantação de projetos de transporte sustentável em cidades brasileiras. Suas áreas de atuação são a engenharia de segurança viária, incluindo a coleta e análise de dados de acidentes e a inserção de boas práticas de segurança em projetos de infraestrutura de transporte, e o estudo da influência de projetos de transporte sobre aspectos de saúde pública e qualidade de vida. Possui mestrado em engenharia de transportes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atualmente cursa seu doutorado na área de segurança viária.  Sobre a palestra “Mobilidade Urbana Sustentável”  A palestra irá abordar a importância do transporte e da mobilidade urbana para o desenvolvimento sustentável de uma cidade. Além de um panorama dos atuais desafios encontrados pelas cidades em relação à mobilidade, serão apresentados exemplos de boas práticas adotadas em todo o mundo na busca por cidades mais sustentáveis e com melhor mobilidade.  

 

JOSÉ MÁRCIO FERNANDES

José Márcio é Engenheiro Mecânico formado pelo CEFET-PR em 1999, pós-graduado em Gestão da Qualidade e Produtividade pela FAE/PR em 2000, MBA em Gerencia de Projetos pela FGV em 2002, mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC-PR em 2005 e MBA em Gestão de Pessoas em 2011.

Membro Sênior e coordenador local da ASQ (American Society for Quality), certificado como Engenheiro da Qualidade (CQE) desde 2001 e primeiro Black Belt Seis Sigma (CSSBB) certificado no Brasil em 2002. Qualificado com avaliador do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e primeiro avaliador na América Latina do Prêmio Europeu da Qualidade (EFQM). Especialista em Lean Manufacturing e Gestão da Produção.

Atuou na empresa Robert Bosch desde 1996 em diversas áreas e funções, entre elas a gerencia da área da qualidade e gerencia de manufatura. Em 2011 assumiu a coordenação de manufatura da área de motores na Volvo do Brasil e posteriormente a gerencia da área de Re-manufatura da Volvo América Latina.

Em 2012 associou-se a Tecverde Engenharia no desenvolvimento de tecnologias inovadoras sustentáveis e industrializáveis para construção civil, onde implantou uma unidade de fabricação de casas do programa Minha Casa Minha Vida em Pelotas-RS, sendo um projeto pioneiro e um marco na industrialização e sustentabilidade na construção civil no Brasil. Em 2012 o projeto do residencial Haragano recebeu a premiação nacional da CBIC de inovação e sustentabilidade e em 2013 a Tecverde recebeu o prêmio nacional de inovação da CNI pelo modelo de negócios desenvolvidos.

O CONGRESSO

O ‘Congresso Projetos Sustentáveis - 30 ANOS CREA/RO’ será realizado no Auditório da Uniron do Porto Velho Shopping, de 26 a 30 de agosto. Do dia 26 ao dia 29, nos períodos da manhã e tarde. Já no encerramento oficial do Congresso, no dia 30, de agosto, até o meio dia.

Não perca essa oportunidade de agregar conhecimentos indispensáveis para a sua carreira. Confirme sua presença através do email: congresso30@crearo.org.br

PROGRAMAÇÃO - Palestrantes e temas


 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS