Idaron apreende queijo sem documentação
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) apreendeu, ontem (14) à tarde, uma carga de quase cem quilos de queijo. O queijo foi aprendido durante uma barreira sanitária volante, no posto da Polícia Rodoviária Federal, no município de Candeias do Jamari, porque não apresentava documentação zoosanitária e nota fiscal.
A legislação define que todo produto de origem animal deve ter Selo de Inspeção, concedido por órgão competente. O queijo apreendido possui Selo de Inspeção Municipal (SIM) de Buritis, de onde saiu para ser comercializado em Porto Velho. De acordo com os assistentes estaduais de fiscalização agropecuária Domingos Jorge Cavalcante Coqueiro e José David Fantin, tendo SIM, o produto poderia ser comercializado apenas no município de origem. Para transitar para outros locais do Estado é necessário que o alimento tenha Selo de Inspeção Estadual (SIE) ou Federal (SIF).
As barreiras sanitárias têm como finalidade principal fiscalizar e inibir o trânsito de animais, vegetais, produtos e subprodutos sem documentação. “Além da fiscalização, os servidores da Agência realizam trabalho de educação sanitária, orientando os motoristas sobre os programas desenvolvidos para manter a sanidade animal e vegetal e a importância da documentação para o trânsito”, diz o chefe da Ulsav de Porto Velho, Iulsf Anderson Michelon.
Foi lavrado auto de apreensão e de destruição do queijo. O produto será destruído no aterro sanitário de Porto Velho.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!