Contabilidade pública investigativa é destacada pelo TCE-RO em evento nacional dos MPs

Contabilidade pública investigativa é destacada pelo TCE-RO em evento nacional dos MPs

Contabilidade pública investigativa é destacada pelo TCE-RO em evento nacional dos MPs

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Gerou grande interesse e repercutiu positivamente a abordagem feita pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por meio do conselheiro substituto Omar Pires Dias, sobre contabilidade pública investigativa, dentro da programação do curso “Investigação financeira: integração da defesa do patrimônio público e do combate à corrupção”, que reuniu membros de Ministérios Públicos de todo o Brasil e encerrou-se na última sexta-feira (9), na sede do MP de São Paulo.
A participação do TCE de Rondônia no evento se deu após convite feito pelo procurador-geral de Justiça do MP-RO, Héverton Alves de Aguiar, que é presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), um dos organizadores do evento em São Paulo.
Em 2012, Héverton Aguiar, juntamente com outros membros e servidores do MP rondoniense, haviam participado de curso realizado pelo TCE sobre contabilidade pública investigativa, surgindo daí o interesse de levar o debate sobre o tema para os demais MPs, a fim de disseminar essas informações.
Por isso, em São Paulo, a mesa de trabalhos durante a palestra ministrada por Omar Dias teve a participação de Héverton Aguiar, além do procurador de Justiça e diretor da Escola Superior do MP-SP, Mário Luiz Sarrubbo, e do controlador-geral do município de São Paulo, Mário Vinicius Spinelli.
Em sua apresentação, Omar buscou utilizar exemplos práticos para mostrar como deve ser o procedimento em investigações que têm como fundamento informações relativas às demonstrações contábeis: “Por meio da coleta de dados podemos mostrar evidências de crime financeiro em relatórios contábeis”, afirmou, explicando que, desse modo, é possível responsabilizar e expor o esquema utilizado para fraudar o patrimônio público.
Outro ponto destacado pelo palestrante foi a importância do aperfeiçoamento dos controles sobre os gastos públicos, através da atuação conjunta dos órgãos fiscalizadores, citando, como exemplo, a parceria firmada em Rondônia pelo TCE e pelo MP, incluindo a utilização de sistemas informatizados, como o Sigap do TCE-RO.
Ao fim da explanação, o conselheiro substituto do TCE-RO foi procurado por membros de outros MPs do Brasil, interessados não só em obter mais informações sobre o tema, mas também saber da possibilidade de levar o curso para apresentação em seus estados. “Viu-se que a sangria dos cofres públicos causada por atos de corrupção ou improbidade traz muito mais danos do que outros tipos de crime, pois tira da sociedade o direito à saúde, educação, segurança, entre outros”, conclui.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS