A Comissão Especial eleita na última segunda-feira (5) para emitir parecer sobre a denúncia formulada pela Polícia Civil, denominada Operação Apocalipse, realizou, na antessala da Presidência da Câmara de Vereadores, nesta sexta feira, às 9h, a ultima reunião que antecede à decisão dos cinco parlamentares que compõe a referida Comissão.
O parecer desta Comissão será decisivo, já que a mesma é quem tem o poder de acatar ou não a denúncia e deflagrar a ação mais importante, que é a de montar a Comissão Processante que tem caráter investigativo e de punição. O parecer será assinado na segunda-feira (12), às 13h, antes da sessão que irá definir a nova Comissão. Nela, dezenas de pessoas supostamente envolvidas direta ou indiretamente, poderão ser convocadas e ouvidas.
As penas que poderão ser imputadas no âmbito político, caso a Comissão Processante julgue os vereadores envolvidos culpados são: censura, suspensão temporária do mandato por tempo não superior a trinta dias e a perda do mandato.
Participaram da reunião os vereadores Sid Orleans, Léo Moraes, Edmo Ferreira e a Subprocuradora Ingid Gurgel.
“Acho que os vereadores têm que ter a oportunidade de se defenderem para que fique provada a inocência ou culpa. Eu considero o julgamento da sociedade o de maior peso na vida de qualquer cidadão, principalmente daqueles que tem a autoridade conferida pela população”, explica Orleans.