CAPITAL - Estacionamento do Mercado do Km 1 será regulamentado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O secretário municipal de Transportes e Trânsito (Semtram), Carlos Gutemberg, reuniu-se com uma comitiva de feirantes do Mercado Municipal do Km1 para tratar sobre autos de infração que foram aplicados aos veículos estacionados nas calçadas nos dias 22 e 23 de julho.
“A determinação da regulamentação dos estacionamentos na cidade nos foi pedida pelo prefeito, que tem acompanhado as dificuldades com a mobilidade urbana no município. Os agentes passaram no Mercado do Km1 e buscando cumprir normas preconizadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) lavraram alguns autos de infração. Eles estão corretos, na realidade o estacionamento estava irregular, no entanto, como o próprio prefeito afirma, estamos diante de problemas culturais. Nesse mercado, por exemplo, o estacionamento vem sendo feito dessa forma há mais de quarenta anos”, explicou Gutemberg.
Para a resolução do problema, o secretário afirmou que vão ser feitas ações educativas para o tráfego naquele local. Quanto aos espaços no entorno do mercado que vêm servindo como áreas de estacionamento, esclareceu que técnicos da área de engenharia de trânsito já fizeram as medições necessárias para regulamentar as formas de estacionar veículos, assim que estiver pronto o projeto as normas de execução serão passadas à empresa prestadora de serviços para a aplicação. Quanto às multas, tratando-se elas de infrações leves ou médias, poderão ser transformadas em advertência. “Inclusive, já designei um funcionário para atendê-los e especifiquei um formulário adequado para isso. Elas podem ser transformadas em advertência, bastando que eles procurem a Semtran para isso”, informou Gutemberg.
O secretário também explicou que os trabalhos de regulamentação das áreas de estacionamento na cidade vão continuar. “Precisamos de boa fluidez no tráfego e boa mobilidade também para os pedestres. Assim, estamos realizando esses serviços, conforme fizemos também na Avenida Nações Unidas. Fizemos lá uma grande reunião com os empresários. Os projetos de calçadas estão sendo feitos por nós e os próprios empresários vão executar. Queremos melhorar as condições de estacionamento na cidade no prazo mais curto possível, pois vemos muitos problemas nesse sentido. Já regulamentamos o estacionamento no Hospital de Base e entregamos um projeto para o estacionamento também da Assembleia Legislativa”, esclareceu.
Sobre a ausência de placas proibindo o estacionamento nas calçadas do Mercado do Km1, o secretário afirmou não serem necessárias, tendo em vista que a legislação brasileira já estabelece essa norma que deveria ser de conhecimento de todos os motoristas devidamente habilitados. “Precisamos regulamentar também os locais de estacionamento oblíquo, como deverá ser no Mercado do Km1, mas em outros locais da cidade, ainda necessitamos que o pessoal da engenharia faça essa averiguação”, finalizou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!