Funcionários do JBS da Friboi fazem paralisação contra medidas da empresa e omissão de sindicato

Funcionários do JBS da Friboi fazem paralisação contra medidas da empresa e omissão de sindicato

Funcionários do JBS da Friboi fazem paralisação contra medidas da empresa e omissão de sindicato

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em Vilhena, na manhã desta segunda-feira (22), aproximadamente seiscentos funcionários do setor de desossa do frigorífico JBS da Friboi iniciaram uma paralisação espontânea que interrompeu 100% da produção da empresa. A revolta dos trabalhadores é com os abusos praticados pela JBS, que efetuou troca de horários sem acordo com os funcionários. Também reivindicam não demissão de lideranças do movimento, aumento no valor do vale alimentação e rejeitam a representação do sindicato da categoria, que é o SINTRA-INTRA, com sede em Cacoal, que foi alvo de investigações do Ministério Público do trabalho (MPT), que resultou na Ação Civil Púbica nº 0000487-12.2012.5.14.00041 na Justiça do Trabalho, que destituiu o presidente da entidade no último dia 14 de junho.

Indignados com a postura da empresa, com a omissão e conivência do SINTRA-INTRA, os trabalhadores decidiram lutar sozinhos pelos seus direitos e solicitaram apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR), do SINTERO e do Sindicato dos Urbanitários. Sindicalistas ligados à CUT estiveram no JBS Friboi logo no início da paralisação, orientando e apoiando os trabalhadores. Representantes da empresa ainda tentaram impedir a paralisação prometendo uma negociação com o atual presidente do SINTRA-INTRA, que também faz parte da mesma diretoria do presidente destituído, mas o trabalhadores mantiveram firme a decisão de paralisar as atividades. Um negociação deverá acontecer nesta terça-feira (23), com uma comissão de trabalhadores, o presidente do SINTRA-INTRA e representantes da CUT, sendo esta uma exigência dos grevistas.

Na Sentença está que relatado que nos acordos do SINTRA-INTRA foram "identificadas diversas cláusulas ilegais e prejudiciais aos trabalhadores. Dentre essas cláusulas, estão a exigência de pagamento de contribuição por parte dos empregadores para financiamento do sindicato; contribuição assistencial a ser cobrada dos não filiados; possibilidade de vistoria nos empregados (em partes do corpo e em objetos pessoais); não integração das horas in itinere na jornada dos empregados; possibilidade de pré-contratação de horas extras; liberação dos empregadores no pagamento de adicional de transferência; caução a ser prestada pelos trabalhadores para fornecimento de material de trabalho". Também consta na Sentença que uma "testemunha revelou que o ex-presidente José Nilton "recebia indevidamente dinheiro de empresas para negociar acordos coletivos, tal como aconteceu com a JBS (FRIBOI) e AVENORTE".

O JBS da Friboi de Vilhena também já foi alvo de investigações do MPT, que resultou em uma outra Ação Civil Pública que condenou o frigorífico, em novembro de 2012, a pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 3 milhões. A empresa foi condenada também a implementar pausas de 20 minutos após cada período de uma hora e quarenta minutos de trabalho contínuo em ambientes artificialmente frios, com temperaturas abaixo de 15 graus centígrados, integrando este repouso a jornada de trabalho, sob pena de pagar multa fixada em R$ 800,000,00, cada vez em que for verificado o descumprimento da ordem judicial. A lei determina pausa de 20 minutos a cada 1h40 trabalhada em ambientes com temperaturas abaixo de 15 graus centígrados. Para o presidente da CUT, Itamar Ferreira, "a situação é grave, resultado de uma atuação anti-sindical desastrosa para os trabalhadores".

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS