PROJOVEM – Mais de mil alunos serão beneficiados em Porto Velho

PROJOVEM – Mais de mil alunos serão beneficiados em Porto Velho

PROJOVEM – Mais de  mil alunos serão beneficiados em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma solenidade que contou com a presença do vice-prefeito Dalton Di Franco e dos Secretários titular e adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), Antonio Affonso e Eduardo Rauen, realizada na tarde desta quarta-feira (17), no auditório da Catedral Sagrado Coração de Jesus, marcou o início das aulas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem).
O Projovem consiste em um programa do governo federal que tem por finalidade preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Destinado a pessoas desempregadas com idades entre 18 e 29 anos, membros de famílias com renda per capita de até um salário mínimo, foram disponibilizadas mil vagas em Porto Velho, com lotação de 100%. Os cursos são na área de administração, saúde, beleza e estética, construção civil e reparos, com duração de seis meses, sendo 350 horas aula, destas 100 horas de qualificação social e 250 horas de qualificação profissional.     Para o vice-prefeito, o Projovem vem como uma oportunidade para a juventude. “Estamos muito felizes com esta aula inaugural. Este programa é de suma importância, através dele o acesso ao mercado de trabalho pode ser facilitado, e o jovem com uma ocupação tem menores riscos de entrar para o mundo da criminalidade e das drogas, que atinge não só a ele, mas como toda a sociedade”, comentou Dalton ao fazer uso da palavra.
Os alunos, além de receberem uma capacitação profissional gratuita, são beneficiados com material didático, uniforme, lanche, vale transporte e uma bolsa auxílio no valor mensal de R$100,00, caso seja comprovada 75% da frequência. A jovem Helen Duarte Jorge, de 23 anos, se inscreveu no programa e se diz contente em poder iniciar um curso que agregue ao currículo. “Esta é uma forma econômica que encontrei para me preparar ainda mais para o mercado de trabalho”, disse Helen.
Para investimento no programa, foram disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), recursos que ultrapassam a casa de R$ 1 milhão de reais. A empresa licitada para execução tem como uma das obrigações contratuais a inclusão de 30% dos cursistas em atividades profissionais ligadas ao campo de sua escolha. “Esta é a grande vantagem, o jovem estuda, se capacita, e ainda tem a oportunidade de concluir o curso empregado. A meta da Semdestur é ampliar ainda mais este percentual com o auxílio do Sine Municipal, anexo a secretaria”, completou Eduardo Rauen.
Também estiveram presentes na aula inaugural o Secretário Municipal de Regularização Fundiária (Semur), Christian Camurça, a Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ludma de Oliveira Lima, o Coordenador Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Jonas Minele, o vice-presidente da Funcultural, Chagas Peres, a Vereadora Fátima Ferreira, entre outras autoridades.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS